Previsão do Tempo

domingo, 8 de agosto de 2010

A 9 de Agosto de 48 a.c. deu-se a Batalha de Farsalo

Como general César pode ser comparado a Alexandre, O Grande ou a Napoleão.
  Foi bem sucedido em todas as suas campanhas, fosse qual fosse o terreno ou a altura do ano.
  Suas conquistas na Gália estenderam o domínio romano até o oceano Atlântico.
  Tornou-se ditador vitalício ( no conceito romano do termo).
  Neto da deusa Vênus, no auge de seu poder iniciou a construção de um templo a Vênus Genetrix em Roma, reconhecendo sua antepassada.
  Começou a realizar seu serviço militar na Ásia durante a campanha ao serviço de Lúcio Lucínio Lúculo na Cícilia, César distinguiu-se pela sua bravura em combate e sua capacidade de liderança.
  Em 78 a.c. , César regressou a Roma e inicia a carreira como advogado no fórum romano. Perfeccionista, viajou para Rodes para estudar filosofia e retórica com Apollonius Molo, gramático.
  Durante sua viagem, seu barco foi abordado por piratas que o seqüestram exigindo vinte talentos de ouro em resgate.
  César os desafiou a pedir cinzenta talentos, uma fortuna em moeda atual. Trinta e oito dias depois o resgate chegou libertando-o de um cativeiro confortável onde fizera amizade com alguns de seus captores.
  Regressando a liberdade, organizou uma força naval, capturou o refugio dos piratas ordenando a sua crucificação.
  César foi eleito questor pela Assembléia do povo em 69 a.c. , aos trinta anos de idade, cabendo-lhe um cargo na província romana da Hispania Ulterior, situada nos modernos Portugal e Sul de Espanha.
  Regressando a Roma, César prosseguiu sua carreira como advogado até ser eleito edil em 65 a.c. 
  As funções de um edil podem ser equiparadas às de um moderno presidente da câmara municipal e incluíam a regulação das construções, do trânsito, do comércio e outros aspectos da vida diária.
  O sucesso como edil foi uma ajuda importante na sua eleição para pontifex maximus em 63 a.c., neste mesmo ano César foi eleito pretor.
  Depois de seu complicado ano como pretor, César foi nomeado governador da Hispania Ulterior.
  Em 59 a.c. César foi eleito consul senior da República de Roma pela Assembléia das centúrias.    
  Depois de um difícil ano como consul, César recebeu poderes proconsulares para governar as províncias da Gália e Lllyrium por cinco anos. Mas um governo pacífico não se adequava a sua personalidade e César iniciou as Guerras gálicas (58 a.c. _ 49 a.c.), conquistando a Gália, parte das Gêrmanias. Fazendo ainda uma breve visita às ilhas britânicas.
  Apesar de seus sucessos e dos benefícios que a conquista da Gália trouxe a Roma, César continuava impopular entre seus pares, em particular os conservadores que receavam sua ambição. 
  Em 50 a.c. , o senado liderado por Catão ordenou o regresso de César e a desmobilização de todas as suas legiões romanas, ao mesmo tempo que  o proibia de se candidatar ao segundo cargo de consul in absentia.
  César recusou-se a obedecer e atravessou o rio Rubicão, no Norte da Itália, a 10 de janeiro de 49 a.c., dizendo segundo a lenda ´´ alea jacta est`` ( a sorte está lançada). Era o primeiro ato da guerra civil que haveria de por fim ao normal funcionamento das instituições políticas da República.
  A 10 de julho de 48 a.c.Pompeu é derrotado na batalha de Dyrrhachium mas por uma escassa margem, conseguindo fugir para lutar outro dia com quase todo o seu exercito.
  Após esse acontecimento, ocorre violenta batalha, onde César é derrotado e foge para uma região distante sendo encurralado por Pompeu que, por saber que bastava aguardar que as provisões de César acabassem para que seus soldados desertassem não atacou.
O encontro final se dá-se pouco tempo depois, à 09 de agosto na batalha de Farsalo. César conquista uma vitória estrondosa, a partir de uma arriscada manobra que consistia em enfraquecer as legiões dianteiras para dar auxílio à cavalaria contra as cavalarias de Pompeu.
  Em 47 a.c. César dirigiu-se ao Egito em busca de Pompeu, apenas para descobrir que o velho aliado e inimigo havia sido assassinado no ano anterior.
  Ao saber de sua sorte, César fica destroçado pela perda e por ter perdido a oportunidade de oferecer-lhe seu perdão.
  César decidiu intervir na política egípcia e substituiu o rei Ptolomeu XIII por sua irmã, Cleópata, que já tinha a dignidade de faraó.
 Depois das campanhas ao egito, César rumou ao Médio Oriente, onde derrotou o rei Farnaces do Bósforo na batalha de Zelá; sua vitória foi tão arrasadora que ele comemorou com a célebre frase ´´Veni, Vidi, V ici `` _ vim, vi e venci _.
  No norte da África atacou os líderes da facção conservadora alí entrincheirados.
  Na batalha de Tapso em 46 a.c. César somou mais uma vitória.
  Em março de 45 a.c. derrotou o último foco de oposição na batalha de Munda.
  Com todo o mundo romano sob seu controle, César regressa a roma onde é nomeado ditador vitalício e cognominado Pater Patriare, pai da pátria.
  Iniciam-se reformas administrativas que incluem a mudança para o calendário Juliano.
  O mês Quintilus é rebatizado como Julius em sua honra. E continua, nos dias de hoje, a ser conhecido como Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário