Previsão do Tempo

sábado, 14 de agosto de 2010

Óscar Arnulfo Romero Galdámez, nasceu a 15 de Agosto de 1917




Óscar Arnulfo Romero Galdámez , conhecido como Monsenhor Romero, (Ciudad Barrios, San Miguel15 de agosto de 1917 — San Salvador24 de março de 1980) foi um sacerdote católico salvadorenho, quarto arcebispo metropoliano de San Salvador (1977-1980).

Nascido em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel em 15 de agosto de 1917 numa familia de origens humildes. Em 1930 entrou no Seminário de San Miguel.
Os superiores mandaram-no em Roma, para estudar e perfecionar-se na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado padre em 4 de abril de 1942.
Em 3 de fevereiro de 1977 foi nomeado Arcebispo de San Salvador.[2] Escolhido como arcebispo por seu conservadorismo, uma vez nomeado aderiu à não-violência, posição que o levou a ser comparado ao Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. Por isso, Óscar Romero passou a denunciar, em suas homiliasdominicais, as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente sua solidaridade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador.[3]
Dentro da Igreja Católica, defendia a "opção preferencial pelos pobres".
Na homilia de 11 de novembro de 1977, Monsenhor Romero afirmou: "a missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra suasalvação."
Óscar Romero foi assassinado em 24 de março 1980 por um atirador de elite do exército salvadorenho, treinado nas Escola das Américas, enquanto celebrava a missa. Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.
Foi declarado servo de Deus pelo Papa João Paulo II.

Sem comentários:

Enviar um comentário