Previsão do Tempo

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A ponte 25 de Abril foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966



Ponte 25 de Abril


 A inauguração da ponte sobre o rio Tejo é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais importantes do ano de 1966. O sonho de atravessar o rio "longe da água", sobre rodas, estava concretizado. Quanto ao nome da ponte, Salazar, era uma circunstância cuja época e o poder assim obrigava. Uma ponte que só mais tarde seria rebaptizada para ponte 25 de Abril, precisamente a data que marcou o fim de mais de 40 anos de uma ditadura iniciada pelo próprio Salazar. 


A Ponte sobre o Tejo, ou Ponte 25 de Abril, é uma ponte suspensa, com um comprimento total de cerca de 2.280 metros.
É uma ponte rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, e atravessa o estuário do rio Tejo na parte final é mais estreita.
A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América.
Foi inaugurada em 1966 com o nome Ponte Salazar, mais tarde a ponte recebeu o actual nome em homenagem à "Revolução dos Cravos" de 25 de Abril de 1974.
Sendo particularmente procurada aos fins-de-semana, evite os congestionamentos, deixe o seu carro num parque de estacionamento e apanhe o comboio que passa na parte de baixo da ponte desde 1999, ou o barco no Cais do Sodré e saborei a bonita vista na viagem para Cacilhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário