Previsão do Tempo

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Robert Walpole, 1º Conde de Orford,nasceu a 26 de Agosto de 1676



Robert Walpole, 1º Conde de OrfordKGKBPC (26 de Agosto de 1676 - 18 de março de 1745) foi o primeiro Conde de Orford, político inglês, foi um dos chefes do partido whig (liberal); Chancellor of the Exchequer (1721) e principal ministro (First Lord of the Treasury) de Jorge II até 1742; lançou as bases do atual regime parlamentar britânico. É comumente conhecido como Primeiro-ministro da Grã-Bretanha, mas oficialmente, nunca usou esse termo.
Depois das eleições gerais de 1734, os partidários de Walpole ainda eram maioria na Câmara dos Comuns, mas eram menos numerosos que antes. Começou, então, a cair sua popularidade, mas ainda dominava o Parlamento, o que se comprovou pela facilidade que teve em derrubar o projeto de Sir John Barnard de reduzir o interesse sobre a dívida nacional. Walpole foi igualmente capaz de persuadir ao Parlamento para que aprovasse a Theatrical Licensing Act de 1737, pela qual se regularam os teatros de Londres e se submetia a censura previa toda obra que se representasse neles, fechando os teatros sem autorização. Esta Lei, acabaria por fazer autores como John Gay,Jonathan SwiftAlexander PopeHenry Fielding, entre outras figuras literárias, atacassem seu governo em suas obras.Entre os anos de 1715 e 1717 se torna o Ministro das Finanças (Chancellor of the Exchequer), renunciando por estar em desacordo com seu partido, o Whig. Em 1721, torna-se o First Lord of the Treasury, cargo que ostentaria até 1742, concomitante com o de Chancellor of the Exchequer. Toma como política de estado o mercantilismo.
Durante seu período como primeiro-ministro, a Inglaterra entra em guerra com a Espanha (Guerra da orelha de Jenkins1739) e França (Guerra da Sucessão Austríaca).
Walpole também era um aficcionado por sua coleção de obras de arte, entre as que se destacaram "O Grande Canal desde o Palazzo Balbi até o Rialto" de Canaletto.
Seu filho Horace Walpole, foi um dos iniciadores do Romance Negro - (O Castelo de Otranto),1764.

Sem comentários:

Enviar um comentário