Previsão do Tempo

domingo, 8 de agosto de 2010

Velhos e Bons Costumes ( Tempos de Crise)

Velhos e Bons Costumes
Acredito que o mundo não voltará a ser o que era antes desta crise.
O abalo provocado é bom pretexto para experimentar novas oportunidades, já que os factos demonstram que não era bom o caminho que vínhamos seguindo.
No que respeita a Portugal, parece-me que estamos no tempo de fazer algumas pequenas coisas: há que alterar a mentalidade duma geração que ,ao contrário de avós e pais, cresceu no convívio com o consumismo e com as facilidades. Alguns de nós, os mais velhos, talvez para esquecer as muitas dificuldades passadas, caímos no “pecado” de facilitar excessivamente a vida desta nova geração.
Ao abrigo das facilidades, mas também irresponsabilidade, o lema tem sido: consumir, consumir, sem pensar em poupar.
A crise veio expor esta realidade e está a provocar situações verdadeiramente dramáticas, particularmente para quem não arranja ou perdeu o emprego.
Em muitas destas situações o único recurso ainda são os pais. E quando eles não puderem?
Talvez seja pois altura certa para alterar hábitos e adoptar comportamentos mais conformes à realidade. Boa ideia seria retomar alguns bons costumes do nossos antepassados, particularmente no que diz respeito à poupança e ao aproveitamento.
Naturalmente ninguém defende que se regresse aos miseráveis tempos da guerra e aos difíceis anos seguintes. No entanto, não deitar para o lixo muito que pode e deve ser recuperado, fazer melhor aproveitamento das terras agricultáveis e muitas outras pequenas coisas que fomos abandonando, serão actos importantes para enfrentar a crise.
Faz todo o sentido recuperar as quase esquecidas profissões do sapateiro, costureiras e muitas outras: não é mais tempo de usar e deitar fora. 
A.R.
17.09.09

Sem comentários:

Enviar um comentário