Previsão do Tempo

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Elizabeth Bowes-Lyon nasceu no dia 4 de Agosto de 1900



Elizabeth Bowes-Lyon nasceu no dia 4 de Agosto de 1900, nos últimos meses do reinado da rainha Vitória. Ela foi a nona dos dez filhos do lorde Glamis. Com idade próxima a de seu irmão David, os dois passaram muito tempo juntos na casa de campo da família em Hertfordshire (Inglaterra) e em seu castelo na Escócia. Elizabeth passou brevemente pela escola e foi educada no âmbito privado por um tutor, seguindo a tradição da época.
O casamento ocorreu no dia 26 de abril de 1923. O jovem casal se tornou o duque e a duquesa de York. Não houve transmissão do evento por rádio porque o arcebispo de Canterbury não queria que os homens que ouvissem o casamento sem o chapéu na cabeça. O casal passou o início da lua-de-mel em Surrey, próximo a Londres, e depois seguiu para a Escócia. Em 1926, Elizabeth e Albert comemoraram o nascimento da sua primeira filha, Elizabeth, a atual rainha. Quatro anos depois, nasceu outra filha, Margaret-Rose. 
Em janeiro de 1936, o rei Goerge V morreu. O trono passou para o irmão mais velho de Albert, Edward. Mas Edward teve que renunciar porque decidiu se casar com uma mulher divorciada americana, Wallis Simpson. Inesperadamente, Elizabeth se tornou a cônjuge do monarca. O seu marido se tornou o novo rei, George VI. Os dois foram coroados em maio de 1937. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, o rei e a rainha se tornaram símbolos da resistência britânica aos nazistas. Elizabeth se recusou a deixar a Inglaterra apesar de ter recebido o conselho do governo de seguir para o Canadá."As princesas nunca deixariam o país sem mim, e eu não iria embora sem o rei, e o rei nunca vai deixar o país", disse. O Palácio de Buckingham chegou até a receber um ataque direto no auge da guerra, mas ninguém ficou ferido. 
Quando a paz chegou, a Casa Windsor já estava estabilizada e era respeitada, longe do escândalo causado pelo caso de Edward. Mas a tragédia atingiu a família. O rei, que já vinha sofrendo de doenças, morreu repentinamente de câncer em fevereiro de 1952. A jovem princesa Elizabeth se tornou a nova rainha: a coroação ocorreu no ano seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário