Previsão do Tempo

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Louis Blanc, nasceu a 29 de Outubro de 1811




Louis Blanc

Político francês (1811-1882), de nome completo Jean Joseph Charles Louis Blanc, era natural de Madrid e formado em Paris. Este líder socialista francês nutria um amor por três ciências, uma vez que são conhecidos os seus interesses pela Política, a História e a Economia, mas a sua faceta mais conhecida é a de precursor do movimento socialista moderno, ou do socialismo estatal. Karl Marx foi um dos autores que veio a adoptar os princípios enunciados por Louis Blanc.
As suas posições foram expostas na sua obra Organisation du Travail , de 1839, onde propõe a criação de "Oficinas Sociais", dirigidas pelos sindicatos operários, com o apoio da entidade estatal. Na revista Revue de progués e no livro Histoire de dix ans (1840-1844), este autor apelou ao levantamento do operariado contra Luís Filipe.
Em 1847 começou a publicar os primeiros volumes, de doze tomos, da Histoire de la revolutin française . No ano seguinte fez parte da Revolução de 1848, do qual resultou um governo provisório onde pretendeu pôr em prática os seus ideais, no entanto o seu intento foi barrado por Pierre Marie, o ministro das Obras Públicas, que apenas organizou as "Oficinas Nacionais". No mesmo ano Louis Blanc foi obrigado a fugir para Inglaterra, onde terminou a história da Revolução Francesa em 1862, e a Histoire de la Revolution de Féveriere de 1848 (1870). Aí permaneceu até à queda do Império (1871), altura em que voltou a França para liderar uma pequena facção de radicais idealistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário