Previsão do Tempo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Na tarde de 12 de Outubro de 1972, no ISEF um agente da polícia política (PIDE) assassinou o estudante da faculdade de Direito JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO SANTOS.




Na tarde de 12 de Outubro de 1972, no ISEF um agente da polícia política (PIDE) assassinou o estudante da faculdade de Direito JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO SANTOS.
Ao disparar a pistola sobre os estudantes o pide que matou José António feriu também JOSÉ REBELO DOS REIS (JOSÉ LAMEGO) que se encontra internado SOB PRISÃO.
O funeral de José António Ribeiro dos Santos foi uma grandiosa manifestação de muitos milhares de populares e estudantes que deixaram bem claro o seu repúdio por mais este hediondo crime da PIDE-DGS.
À espera que o funeral saísse de casa encontravam-se cerca de 5 000 pessoas. Quando a urna sai ao ombro dos estudantes começa a formar-se um cortejo para se fazer o percurso a pé. São lançados ao ar milhares de comunicados. A população grita. "ASSASSINOS", "MATAM OS NOSSOS FILHOS", "FORA A PIDE", "ABAIXO A GUERRA COLONIAL", "ABAIXO O FASCISMO".
Intervém a polícia de choque, disparando tiros, tentando fazer prisões, roubando a urna aos estudantes e metendo-a num carro funerário. A população confrontou-se violentamente com a polícia, conseguindo até arrancar das mãos dos esbirros duas das três pessoas presas.
Milhares de pessoas vão em manifestação ao cemitério, formando grupos de várias centenas que utilizam percursos diferentes, continuando a gritar o seu repúdio. Conseguem entrar no cemitério 3000 pessoas, concentrando-se alguns milhares nos arredores. A polícia de choque intervém novamente conseguindo fazer mais 8 prisões. À saída formam-se várias manifestações de rua que se sucedem até ao fim da tarde. São apedrejados estabelecimentos bancários, continua a berrar-se "FORA A PIDE", "ASSASSINOS", etc. São feitas mais 21 prisões.
Houve muitos feridos entre os quais polícias.
EM LISBOA: GREVE A EXAMES NO TÉCNICO, ISCEF E LETRAS
Como já se informou, após a morte de Ribeiro Santos, estudantes de Lisboa reunidos no IST na noite do dia 12, decidiram:
PARALIZAÇÃO DE TODA A UNIVERSIDADE ATÉ AO PLENÁRIO; DISTRIBUIÇÃO DE UM COMUNICADO À POPULAÇÃO; IDA EM MASSA AO FUNERAL DE RIBEIRO SANTOS.
EM COIMBRA: a Comissão Associativa distribuiu um comunicado informativo. Consta que foi preso a distribui-lo num café um estudante.
PORTO:MEETING NA 3ª FEIRA
Os estudantes do Porto não esquecerão o assassinato de JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS. Contra o crime da PIDE, contra a repressão, pela informação correcta dos factos, pelo apoio à luta dos estudantes de Lisboa, que se realizam nas diversas escolas, Reuniões de Curso, Sessões Informativas, distribuição de tarjetas e comunicados.
A Reunião Geral de Alunos das Engenharias (da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia) na Quarta-feira às 10 horas, na Faculdade de Engenharia, PELA REVOGAÇÃO DO DESPACHO DO M.E.N.; poderá ser uma oportunidade para estes estudantes manifestarem também o seu REPÚDIO PELO ODIOSO CRIME DA PIDE.

Sem comentários:

Enviar um comentário