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domingo, 31 de outubro de 2010

Paul Warfield Tibbets, Jr., morreu a 1 de Novembro de 2007



Paul Tibbets

Coronel

(1915 - 2007)


Paul Warfield Tibbets, Jr.
nasceu em Quincy, estado de Illinois, no dia 23 de fevereiro de 1915, filho de Paul Warfield Tibbets e Enola Gay Tibbets. Quando ainda muito jovem, sua família se mudou para Cedar Rapids, Iowa, onde seu pai abriu uma loja de roupas. Anos depois, a família mudou-se para a Flórida e Tibbets foi para a universidade lá.

Ele alistou-se como cadete do Corpo Aéreo do Exército em 25 de fevereiro de 1937, sendo comissionado Segundo-Tenente em 1938 e voando observadores e bombardeiros em Fort Benning. Nesse ano, Tibbets conheceu o então Tenente-Coronel George Patton, com quem praticou tiro ao alvo algumas vezes; Patton enfurecia-se toda vez que perdia para Tibbets.

Em 1941 ele passou a voar o novo bombardeiro de ataque do exército, o Douglas A-20 Havoc. Ao contrário dos vôos em grande altitude dos bombardeiros tradicionais, os A-20s foram feitos para voar junto ao solo, algumas vezes a apenas 30 metros de altura. Foi dentro de um desses aviões que Tibbets recebeu a notícia do ataque a Pearl Harbor. Ele foi promovido a Capitão e posto no comando do 340º Esquadrão de Bombardeiros, voando o Boeing B-17 em março de 1942. Decolando da base da RAF em Polebrook, Tibbets liderou o primeiro ataque da 8ª Força Aérea na Europa em 17 de agosto daquele ano, voando a Fortaleza Voadora “Butcher Shop”. As missões seguiram constantes e Tibbets sempre insistia que suas tripulações desmontassem suas metralhadoras e as lubrificassem com freqüência, para evitar que travassem em ação.

No fim de 1942, Tibbets levou o General Mark Clark até Gibraltar, de onde ele tomou um submarino até a Argélia. Clark iria negociar com os franceses a cooperação para o desembarque Aliado no Norte da África. Impressionado com as habilidades de vôo de Tibbets, o Alto-Comando encarregou-lhe de levar o General Dwight Eisenhower da Inglaterra para Gibraltar em 5 de novembro. Nesse vôo, Eisenhower sentou-se ao seu lado, na cadeira de co-piloto. Pouco depois sua unidade foi transferida para Maison Blanch, no Marrocos, passando para o comando da 12ª Força Aérea então comandada por James Doolittle.

Em julho de 1943, Tibbets voltou para os EUA, onde se tornou piloto de testes do novo Boeing B-29 Superfortress. A nova aeronave era um passo à frente de tudo que existia até então, e Tibbets teve seu papel na adaptação do gigante às condições operacionais. Impressionado com seu currículo, o chefe do Projeto Manhattan, General Leslie Groves, escolheu Tibbets para a tarefa de montar um grupo especial de bombardeio para carregar bombas atômicas. Em setembro de 1944 ele recebeu carta branca para montar a unidade, que ficou conhecida como 509º Grupo Composto. Havia quinze B-29s no grupo, que treinaram incessantemente para aperfeiçoar a manobra de fuga do raio da explosão atômica.

Em maio de 1945, Tibbets e seus homens desembarcaram na pequena ilha de Tinian, nas Marianas, onde uma pista de 3.000 metros fora construída para operar as Super Fortalezas. Após a entrega da primeira bomba atômica operacional em 26 de julho, o sinal verde foi dado para a missão em 5 de agosto. Às 02h30min da manhã de 6 de agosto, o B-29 do Coronel Tibbets, agora batizado em homenagem à sua mãe como “Enola Gay”, ligou os motores com um homem a mais na tripulação, o Capitão da US Navy Deak Parsons, que montaria a espoleta da bomba durante o vôo. Às 09h15min, a bomba atômica batizada de “Little Boy” foi lançada acima de Hiroshima, explodindo a 600 metros de altitude. Tibbets fez uma curva fechada em 155 graus à direita, e pouco depois a tripulação pôde ver o enorme cogumelo de fumaça resultante da detonação. Voltando à Tinian, Tibbets foi recebido e condecorado pelo General Carl Spaatz.

Após a guerra, Tibbets continuou com a Força Aérea, envolvendo-se no desenvolvimento do primeiro bombardeiro a jato norte-americano, o B-47. No começo da década de 50 ele pilotou esses bombardeiros por três anos. Na década de 60 Tibbets assumiu diversos postos além-mar, como na França e Índia. Ele se aposentou da Força Aérea em 31 de agosto de 1966 como Brigadeiro-General. Atualmente, seu neto, Tenente-Coronel Paul W. Tibbets IV comanda o 393º Esquadrão de Bombardeio, voando o Northrop B-2 Spirit. O 393º foi um dos esquadrões sob comando de seu avô no 509º Grupo Composto.

Após sair da vida militar, ele foi presidente da Executive Jet Aviation, uma empresa de táxi-aéreo de Columbus, Ohio, de 1976 até 1987. Tibbets nunca mostrou arrependimento de sua missão em Hiroshima. Numa entrevista de 1975 ele disse:“Sou orgulhoso de ter sido capaz de começar com nada, planejar tudo e fazer funcionar com a perfeição que funcionou... durmo sossegado todas as noites.”

Nos últimos anos, Paul Tibbets vinha sofrendo pequenos ataques e falhas cardíacas, permanecendo em cuidado hospitalar. Ele faleceu em sua casa, em Columbus, Ohio, no dia 1 de novembro de 2007, aos 92 anos de idade.

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