Previsão do Tempo

sábado, 13 de novembro de 2010

Oscar-Claude Monet, nasceu a 14 de Novembro de 1840

Claude Monet, fotografado por Nadar em 1899.

Oscar-Claude Monet (ParisFrança14 de Novembro de 1840 — Giverny5 de Dezembro de 1926) foi um pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas.
O termo impressionismo surgiu devido a uma das primeiras obras de Monet, "Impressão, nascer do sol", numa crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente: se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha".
A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e os seus colegas adoptaram o termo, sabendo da revolução a que estavam a dar início na pintura.
O pai de Monet, Claude-Auguste, tinha uma mercearia modesta e desejava que o filho continuasse o negócio da família, mas ele desejava pintar.
Quando o pintor tinha cinco anos, a sua família mudou-se para Le Havre, na Normandia. No ano de 1851, Monet entrou para a escola secundária de artes e acabou por se tornar conhecido na cidade pelas caricaturas que fazia. Nas praias da Normandia, Monet conheceu, por volta de 1856Eugène Boudin, um artista que trabalhava intensivamente em pintura ao ar livre nessas mesmas praias, e lhe ensinou algumas das suas técnicas.
28 de janeiro de 1857, a mãe de Monet morreu e, aos 16 anos, Monet abandonou a escola e foi morar com uma tia: Marie-Jeanne Lecadre.
Dizia: "Pinto como um pássaro canta".
Em 1859, Monet mudou-se para Paris. Frequentava muito o museu do Louvre onde copiava os grandes mestres.
Em 1861, foi obrigado a servir no Exército na Argélia. A sua tia Lecadre concordou em conseguir sua despensa do serviço militar, caso Monet se comprometesse a frequentar um curso de Arte na universidade. Monet deixou o exército, mas não lhe agradou o tradicionalismo da pintura académica.
Decepcionado com o ensino da pintura na Universidade, em 1862 foi estudar com Charles Gleyer em Paris, onde conheceu Pierre-Auguste Renoir,Frédéric Bazille e Alfred Sisley. Juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo.
Dois anos após conhecer Bazille, os dois artistas mudaram-se para Honfleur. Em 1865, ajudado por seu pai, Monet e Bazille alugaram um pequeno estúdio em Paris. No mesmo ano, Monet entraria para o Salão oficial de Paris com duas telas: "Estuário do Sena" e "Ponte sobre o Hève na Vazante".
No ano seguinte, Monet expôs novamente duas telas no salão de Paris: "Camille" ou "O vestido verde" e "A floresta em Fontainebleu". A tela "O vestido verde" recebeu grandes elogios por parte dos críticos e ganhou um prémio no salão de Paris. Em "Camille", Monet retratou Camille Doncieux, que mais tarde se tornaria sua mulher.
Em 1868, Monet entrou em dificuldades financeiras, teve um quadro inscrito no Salão de Paris, "Navio deixando o cais de Le Havre", que recebeu uma crítica negativa. Recebeu, no mesmo ano, uma medalha de prata na Exposição Marítima Internacional de Le Havre pela tela "O molhe de Le Havre".No ano de 1867, Monet tentou inscrever a obra "Mulheres no Jardim" no Salão, que não a aceitou. A tela era tão grande que ele construiu uma vala para poder enterrar a parte inferior e atingir a parte superior da tela ao pintar. No mesmo ano, Monet e Camille teriam seu primeiro filho, Jean.
Em 1870, Camille e Monet casaram, três anos após o nascimento do primeiro filho do casal. No mesmo ano, com o início da guerra franco-prussiana, Monet e a sua família refugiaram-se em Londres. De volta à França e com o pai já morto, refugiar-se no Le Havre não o atraía muito, por isso Monet mudou-se para Argenteuil, onde passou a receber os seus amigos impressionistas (Manet, Renoir, Sisley e outros). Na cidade, o rio Sena e as belas paisagens serviram de inspiração para numerosos quadros de Monet e os seus amigos que puderam pintar ao ar livre.
Em 1872 Monet pintou Impressão, nascer do sol (Impression: Soleil Levant - actualmente no Museu Marmottan de Paris), uma paisagem do Havre, exibida na primeira exposição impressionista de 1874. O quadro deu origem ao nome usado para definir o movimento impressionista.
Em 1878, Monet mudou-se para Paris com a família devido a dificuldades financeiras. No mesmo ano, nasceria o seu segundo filho, Michel. Em férias com o casal Hoschédé, Monet acabou por se apaixonar pela mulher de Hoschédé, Alice. Um ano depois, Camille Doncieux morreu de cancro aos trinta e dois anos de idade.
Em 1883, Monet mudou-se para Giverny, na Normandia. Monet trocou correspondência com Alice até à morte de seu marido em 1891. No ano seguinte ele e Alice Hoschédé casaram-se.
Na década após o seu casamento, Monet pintou uma série de imagens da Catedral de Rouen em vários horários e de pontos de vista diferentes. Foram exibidas na galeria Durand-Ruel em 1895 vinte pinturas da catedral. Tinha também uma série de pinturas de pilhas de feno.
Em 1899, Monet pintou em Giverny a famosa série de quadros chamados "Nenúfares". Na sua propriedade de Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa que inspirou a série dos nenúfares. Estas obras fizeram grande sucesso quando foram expostas. Foi o reconhecimento tardio de um génio da pintura.
Monet teve cataratas no fim da vida. Uma teoria sugere que teria sido afectado pela doença devido às muitas horas de trabalho com os olhos expostos ao sol, pois gostava de pintar ao ar livre em diferentes horários do dia e em diferentes épocas do ano, o que foi outra característica do Impressionismo. Durante a sua doença Monet não parou de pintar, usou nessa época de sua vida cores mais fortes como o vermelho-carne, vermelho goiaba, cor de tijolo, entre outras cores mais fortes.
Em 1911, com o falecimento de Alice e o seu problema de visão, Monet perdeu um pouco a vontade de viver e pintar. Recuperou um pouco o ânimo com a amizade de Georges Clémenceau, que lhe escrevia cartas de apoio.
Monet morreu em 1926 e está enterrado no cemitério da igreja de GivernyEure, na Haute-Normandia.

Sem comentários:

Enviar um comentário