Previsão do Tempo

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O relatório divulgado hoje pelo WikiLeaks relativamente à passagem de voos da CIA por Portugal analisa a ameaça de demissão de Luís Amado.



O relatório divulgado hoje pelo WikiLeaks relativamente à passagem de voos da CIA por Portugal analisa a ameaça de demissão de Luís Amado.


Classificado pelo responsável da área política da embaixada, Troy Fitrell, o documento analisa a promessa de Amado se demitir "se a oposição conseguir demonstrar qualquer cumplicidade da parte do Governo relativamente aos alegados voos ilegais da CIA por território português".

O telegrama tem como título: "Ministro dos Negócios Estrangeiros português disponível para se demitir se as alegações dos voos da CIA provarem ser verdade".

Na análise, o responsável da embaixada considera que é "vantajoso" para os Estados Unidos "continuar a acariciá-lo muito" [a Luís Amado] devido ao "delicado equilíbrio" que o ministro está a tentar fazer.

Segundo o texto, o chefe da diplomacia portuguesa, "normalmente imperturbável, perdeu a calma" no parlamento a 18 de Outubro, algo "completamente fora de carácter e que demonstra os efeitos dos ataques políticos e da media sem cessar".

"Apesar deste desabafo, acreditamos que Amado continuará a reiterar o que a investigação revelou - o Governo não tem provas de voos ilegais da CIA em/através de território português", lê-se no telegrama.

"No entanto, sublinha-se o delicado equilíbrio que Amado está a realizar procurando minimizar danos ao seu Governo - por mais injustificados que sejam - devido à investigação Rendition da CIA, ao tentar convencê-lo a conceder o nosso pedido para repatriar prisioneiros de Guantánamo através das Lajes", continua.

"Agora, teríamos vantagem em acariciá-lo muito", conclui o telegrama, assinado por "Hoffman".

Sem comentários:

Enviar um comentário