Previsão do Tempo

sábado, 1 de janeiro de 2011

A atriz Maria Della Costa nasceu Gentile Maria Marchioro Della Costa, em 1 de janeiro de 1926




A atriz Maria Della Costa nasceu Gentile Maria Marchioro Della Costa, em 1 de janeiro de 1926, na cidade de Flores da Cunha - RS. Filha de imigrantes, originários de Veneza, junto da Áustria, que seguiram para o Rio Grande do Sul, terra em que se dedicaram à agricultura.

A carreira de Maria Della Costa começou aos 14 anos, motivada por sua beleza incomum. Maria foi lançada como modelo por Justino Martins, na revista Globo de Porto Alegre.

Já no Rio de Janeiro, a sua carreira como modelo e manequim da famosa Casa Canadá, deu-lhe o título de Primeira Manequim do País.

"A Moreninha", sob a direção de Bibi Ferreira, foi a primeira peça que trouxe Maria no seu elenco.

Casada com Fernando de Barros, passou três anos em Portugal onde estudou Arte Dramática no Conservatório de Lisboa.

De volta ao Brasil, já bastante preparada, foi contratada pelo grupo Os Comediantes que revolucionou o teatro brasileiro com seus espetáculos inesquecíveis, como "Terras do Sem Fim", "Inês de Castro" e "Vestido de Noiva".

Maria Della Costa, dirigida por Ziembinski começava a brilhar nos palcos brasileiros.

Anos depois, já casada com Sandro Polloni, o casal resolveu construir o seu próprio teatro.Construíram o Teatro Maria Della Costa. Projeto assinado por Lúcio Costa e Niemayer, ainda hoje o Teatro Maria Della Costa é considerado um dos melhores teatros da capital de São Paulo.

"O Canto da Cotovia" foi o espetáculo que inaugurou o novo teatro sob a direção do italiano Gianni Ratto, trazido ao Brasil especialmente para a Cia. Maria Della Costa.

Não se pode falar de Maria Della Costa sem lembrar do seu marido, o empresário e agitador cultural Sandro Polloni. Juntos, trouxeram para o palco os autores: Gorki, Sartre, O´Neil, Zola, Anouil, Goldoni, Feydeu, Lorca, Arthur Miller, Brecht, Ionesco, Guarnieiri, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Marcos Reys, Helena Silveira, Jorge Andrade, Antônio Bivar, dentre outros.

Com "Gimba", de Gianfrancesco Guarnieri, a Cia. Maria Della Costa, sem a ajuda de ninguém, viajou para a Europa, desafiando a ditadura de Portugal.

De Portugal, a convite do governo francês, a companhia foi ao Festival das Nações, em Paris, representando o Brasil.

Trouxe consigo o prêmio de Melhor Espetáculo Dramático do Festival. De lá seguiram ainda para Roma, Buenos Aires e Montevideo.

A Cia. Maria Della Costa lançou e deu força ao começo de carreira de muita gente importante do meio artístico.

Maria Della Costa ingressou na televisão com a lendária novela "Beto Rockfeller". Seguiram-se "Estúpido Cupido", "Te Contei" e vários episódios de "Caso Especial".

No cinema, fez "Inocência", de Visconde de Taunay, "A Vida do Aleijadinho", "A Moral em Concordata"; "O Signo do Escorpião". Com o diretor italiano Camilo Mastrocinque, Maria filmou "Areião".

Com a morte do marido, Sandro Polloni, hoje Maria administra seu próprio hotel na cidade de Paraty.

Sem comentários:

Enviar um comentário