Previsão do Tempo

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fwd: FW: Uma nova classe de professores







(os destaques são de minha autoria)

Com a "crise", a tão badalada "crise", cujas reais origens estão longe de ser aquelas que nos propagam os meios de comunicação mais influentes, surgiu uma classe evangelizadora dos pobres, que lhes expõe métodos de aprender a viver (nem sequer é "sobreviver") com a crise.
São economistas, sociólogos, psicólogos, jornalistas, nutricionistas, etc., que ensinam como uma refeição de pobre pode ser ainda mais pobre, mas mesmo assim sem que falte nada de importante.
Ensinam como se deve poupar, mesmo onde a poupança já atascou quem passa por ela… em fome, em frio, em doença e em vergonha, sem, claro!, se mostrar aos outros que se passa fome, se passa frio, se padece de doença ou se sente qualquer vergonha.
Esses professores da pobreza parecem estar empenhados na criação dum super-pobre heróico, capaz de sobreviver estoicamente no meio do desrespeito e da degradação social, ante o olhar indiferente de quem os continua a roubar e os governa.
Ora, do que os pobres precisam não é de quem lhes diga como se devem vergar perante um destino inevitável, continuando eterna e desgraçadamente a ter uma vida indigna, enquanto outros lucram cada vez mais e desavergonhadamente com a sua miséria.
Sejam eles novos-pobres ou pobres crónicos, do que precisam com mais urgência é de quem lhes ensine os seus direitos, quem lhes diga onde, como e porquê estão a ser roubados, de quem, no fundo, os ensine a revoltar.

António Galrinho
Professor
(in "A Educação do Meu Umbigo")

A revolução é precisa!
Enquanto não nos for retirado (e vontade não faltará  a muita gente!)
o voto é a nossa melhor arma!



------ End of Forwarded Message



--
João J. C.Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário