Previsão do Tempo

terça-feira, 28 de junho de 2011

Efemérides do dia 28 de junho

Efemérides do dia 28 de junho



Principais acontecimentos registados no dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho Gay:
1630 - Carta régia reafirma o impedimento de desempenho de cargos públicos aos judeus, em Portugal.
1712 -- Nasce o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, autor de "Contrato Social", "Origem e Fundamento da Desigualdade entre os Homens" e "Devaneios do Caminhante Solitário".
1759 - É instituída, por alvará, a instrução secundária em Portugal. Extinção das escolas jesuítas.
- A utilização da "A Arte da Gramática Latina", no ensino, é substituída pelo "Novo Método de Estudar" do padre António Pereira de Figueiredo.
1838 -- Coroação da rainha Vitória, do Reino Unido.
1867 - É inaugurado o monumento a Luís Vaz de Camões, em Lisboa.
- Nasce o dramaturgo italiano Luigi Pirandello, Prémio Nobel da Literatura em 1934, autor de "Seis Personagens à Procura de Autor".
1905 - Motim dos marinheiros do couraçado russo Potemkin.
1914 - O arquiduque Francisco Fernando, príncipe herdeiro do império Austro-Húngaro, é assassinado em Sarajevo, por um nacionalista sérvio. O homicídio marca o começo da Grande Guerra 1914-18.
1919 - Assinatura do Tratado de Paz de Versalhes da Grande Guerra 1914-18.
1927 - O professor e neurocirurgião português Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina em 1949, faz a primeira angiografia cerebral.
1950 -- As tropas norte-coreanas tomam a cidade de Seoul, na Coreia do Sul.
1954 -- Começa a retirada das forças francesas estacionadas no Vietname.
1959 - É inaugurado o atual Estádio 1º de Maio, em Lisboa.
1967 -- Israel declara a reunificação de Jerusalém após a conquista da cidade, na Guerra dos Seis Dias.
1969 -- Trava-se a chamada Batalha de Stonewall, em Nova Iorque, assalto policial a um grupo de homossexuais. A data passou a ser Dia Internacional do Orgulho Gay.
1976 -- Independência das ilhas Seychelles.
1984 - Barreiro passa a cidade.
1985 -- É criada a UCCLA -- União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
- Os CTT-TLP completam a automatização da rede telefónica portuguesa com a eliminação dos últimos 4.300 telefones manuais.
- Os EUA aprovam a pena de morte para o pessoal militar condenado por espionagem, em tempo de paz.
1991 - É dissolvido o COMECON, aliança económica de seis países da Europa de Leste com o Vietname e a Mongólia, criada em 1949.
1998 - Primeiro referendo em Portugal. É rejeitado o alargamento das situações para a despenalização do aborto.
1999 - João Paulo II assina o decreto para a beatificação de Francisco e Jacinta Marto.
2001 - O Governo de Belgrado entrega o antigo presidente da Jugoslávia Slobodan Milosevic ao Tribunal Penal Internacional.
2004 - É feita a transferência do poder no Iraque, dois dias antes do esperado. O administrador norte-americano Paul Bremer abandona o país.
- Os EUA e a Líbia restabelecem relações diplomáticas, ao fim de 24 anos.
2005 - Morre Mário Caetano Pereira, 73 anos, médico, pioneiro da cirurgia vascular e dos transplantes renais e hepáticos, em Portugal.
- Eleições regionais na Galiza. O Partido Popular de Fraga Iribarne é afastado. Pela primeira vez, a coligação de esquerda forma Governo.
- O Vaticano abre o processo de beatificação de João Paulo II.
2006 - Entra em vigor a nova Lei do Arrendamento Urbano.
- É lançado o portal NETemprego.
- Israel inicia a ofensiva militar no sul da Faixa de Gaza para resgate do soldado e do colono capturados dia 25 de junho.
- O Montenegro adere às Nações Unidas.
2007 - O ex-Chefe de Estado Mário Soares é indigitado pelo governo para presidir à Comissão de Liberdade Religiosa, substituindo no cargo o social-democrata Menéres Pimentel.
- É aprovado o Programa dos Tectos de Emissões Nacionais, PTEN até 2010 relativos ao dióxido de enxofre (SO2), aos óxidos de azoto (NOx, compostos orgânicos voláteis não metânicos) e à amónia.
- É dado por concluído o processo de transformação do Exército, iniciado há dois anos e que extinguiu as regiões militares, com a publicação dos decretos regulamentares que criam a Força Operacional Permanente do Exército (FOPE) e estabelecem as atribuições, organização e competências da Inspecção-Geral do Exército do Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército.
- A Comissão Europeia inclui a TAAG, Linhas Aéreas de Angola, na "lista negra" de companhias áreas impedidas de voar no espaço europeu.
- Dina Rodrigues, a luso-descendente que em junho de 2005 contratou quatro homens para assassinarem uma criança de seis meses, é condenada a prisão perpétua pelo Supremo Tribunal da Cidade do Cabo, África do Sul.
- O livro "Northern lights" ("Os reinos do Norte"), de Philip Pullman, é escolhido via internet como o melhor de entre o lote de 70 vencedores do Carnegie Medal, prémio que distingue o livro infanto-juvenil do ano em língua inglesa, recebendo o "Carnegie dos Carnegies".
2008 - A CGTP promove 17 manifestações e concentrações nas capitais de distrito do País, no âmbito de uma "ação geral de protesto e luta" descentralizada contra a revisão do Código do Trabalho e o agravamento das condições de vida. Em Lisboa, cerca de 30 mil saíram para a rua
- A Polícia Judiciária recolhe sete cápsulas de bala e outros vestígios próximo do Pavilhão Arena, em Portimão, alvejado durante a noite quando decorria um jantar do PS/Algarve, que contou com a presença do primeiro-ministro José Sócrates
- As relações entre Portugal e a Santa Sé, a União Europeia e o Tratado de Lisboa, África e Timor-Leste foram os assuntos abordados entre o Papa Bento XVI e Cavaco Silva, recebido numa audiência no Vaticano
2010 - O Presidente da República dá 'luz verde' ao pacote de medidas de austeridade, entre as quais se encontram o aumento de um por cento em todas as taxas de IVA e ainda as subidas do IRS (retroativa ao início do ano, através da cobrança do adicional de 1 ou 1,5%).
- Morre, aos 77 anos, o dramaturgo, poeta, crítico, ensaísta e artista plástico Jorge Guimarães.
- Morre, aos 92 anos, Robert Byrd, congressista e senador de maior longevidade na história dos Estados Unidos, que passou do Ku Klux Klan para as fileiras democráticas, apoiando a guerra do Vietname e opondo-se à do Iraque.
================.
Este é o centésimo septuagésimo nono dia do ano. Faltam 186 dias para o termo de 2011.
Pensamento do dia: "A fingida caridade do rico não passa de mais um luxo. Ele alimenta os pobres como cães e cavalos". Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo e escritor francês.
Lusa/Fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário