Previsão do Tempo

domingo, 3 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 03 de julho



Principais acontecimentos registados no dia 03 de julho, Dia Mundial do Salvamento e Dia do Vinho:



1608 -- Fundação da cidade canadiana do Quebec pelo colono Samuel de Champlain.



1775 -- O general George Washington assume o comando das forças continentais dos futuros Estados Unidos.



1780 -- É fundada a Casa Pia de Lisboa pelo intendente da polícia de D. Maria I, Diogo de Pina Manique. Fica instalada no Castelo de S. Jorge.



1821 -- A Corte portuguesa regressa a Lisboa, depois de 13 anos no Brasil.



1850 -- Nasce o compositor Alfredo Keil, autor da primeira ópera em língua portuguesa, "A Serrana", e da música do hino nacional.



1863 -- Guerra Civil nos EUA. Termina a Batalha de Gettysburg, com a vitória das forças do Norte.



1883 - Nasce o escritor checo Franz Kafka, autor de "O Processo" e de "A Metamorfose".



1904 - Começam os Jogos Olímpicos de Saint Louis, EUA, os terceiros da era moderna, os primeiros com atletas africanos e atribuição de medalhas.



1933 -- O governo nazi expulsa todos os funcionários judeus da administração pública.



1944 -- II Guerra Mundial. O Exército Vermelho reconquista a cidade de Minsk, capturando 100 mil soldados alemães.



1946 -- Estreia europeia do filme "Citizen Kane", de Orson Welles, em Paris.



1950 -- Guerra da Coreia. Primeiro confronto entre tropas norte-americanas e norte-coreanas.



1958 -- São estabelecidas as bases da Política Agrícola Comum, na Conferência Europeia de Stresa, Itália.



1969 -- Brian Jones, figura carismática dos Rolling Stones, é encontrado morto, na sua casa, em Londres.



1970 -- A Conferência Internacional de Solidariedade com os Povos dos Territórios Africanos sob Administração Portuguesa, em Roma, condena a política colonialista da ditadura.



1971 -- Morre Jim Morrison, 27 anos, líder da banda The Doors.



1984 -- A atribuição das condecorações portuguesas passa a ser partilhada pela Presidência da República, o Governo e os Conselhos das Ordens.



1986 -- As vilas de Fafe, Seia, Albufeira, Mangualde e Maia passam a cidade.



1987 - Klaus Barbie, dito "o carniceiro de Lyon" pelos crimes cometidos na Gestapo, durante a II Guerra Mundial, é condenado a prisão perpétua.



1991 -- A Comissão Europeia autoriza o apoio à instalação da AutoEuropa em Portugal, no valor de 485 mil milhões de euros (97 milhões de contos).



2000 -- A OLP decide proclamar o Estado Palestino a 13 de setembro, nos territórios ocupados por Israel desde 1967, incluindo Jerusalém.



2002 -- O norte-americano Steve Fosset completa a primeira volta ao mundo em balão, sem escalas.



2003 -- Os EUA oferecem uma recompensa de 25 milhões de dólares por informações que conduzam à captura de Saddam Hussein.



2005 - Morrem Pierre Michelot, 77 anos, contrabaixista francês de jazz, e Alberto Lattuada, 91 anos, cineasta italiano, mestre do neo-realismo.



- A sonda Deep Impact da Nasa lança o projétil que vai embater no núcleo do cometa Tempel 1, a 133 milhões de quilómetros da Terra.



2006 -- Lançamento da edição eletrónica do Diário da República e apresentação do Sistema de Certificação Electrónica do Estado.



- Morre Lorraine Hunt Lieberson, 52 anos, meio-soprano norte-americana, uma das maiores intérpretes de Irene, da oratória "Teodora", de Handel.



2007 - José Sócrates discursa em Acra, Gana, na sessão de encerramento da Cimeira da União Africana. É a primeira vez que um presidente em exercício da União Europeia intervém numa cimeira da UA.



- O Infarmed autoriza a comercialização da pílula abortiva em Portugal.



- O antigo presidente da Libéria Charles Taylor, acusado de crimes de guerra, comparece pela primeira vez no Tribunal Especial para a Serra Leoa na Haia, depois de boicotar todas as audiências desde o início do julgamento.



- O Prémio José de Figueiredo 2007 da Academia Nacional de Belas-Artes distingue duas obras de investigação e crítica, uma de Helena de Freitas e outra de Maria Filomena Molder, que analisam a pintura de Amadeo de Souza-Cardoso.



- Morre Claude Pompidou, viúva do antigo Presidente francês Georges Pompidou, com 94 anos de idade.



2008 - O deputado português João Soares é eleito Presidente da Assembleia Parlamentar da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), durante a Sessão Anual realizada no Cazaquistão



- Arranca o Simplex Autárquico, o programa começa por ser aplicado em 44 Câmaras.



2010 - Morre, aos 73 anos, Abu Daoud (ou Mohammed Oudeh, verdadeiro nome), professor de matemática e posteriormente advogado, considerado um dos cérebros do massacre da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.





===============.



Este é o centésimo octogésimo quarto dia do ano. Faltam 181 dias para o termo de 2011.



Pensamento do dia: "Desde que alberguemos uma única vez o mal, este não volta a pedir que lhe concedamos a nossa confiança". Franz Kafka (1883-1924), escritor checo.

Sem comentários:

Enviar um comentário