Previsão do Tempo

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

3 de Setembro de 1758 , D. José sofre um atentado que ficou conhecido como o Processo dos Távoras.

 

Decorria o ano de 1758 e Portugal era palco de um vasto conjunto de reformas com o objetivo de sair da miséria na qual mergulhou devido à diminuição das remessas de ouro recebidas do Brasil. Debaixo deste cenário, e face às novas políticas mercantilistas que surgiram do pensamento iluminista que ignoram a estrutura nobiliárquica privilegiando uma lógica de poder economicista, a nobreza portuguesa ficou bastante descontente com o governo do rei D. José.
Uma das grandes famílias da alta nobreza que estava contra estas mudanças era a família Távora. Esta família era possuidora de uma enorme fortuna e da sua história constavam vários serviços prestados aos diversos reis de Portugal ao longo dos séculos. Em Setembro de 1758, D. Francisco de Távora tinha acabado de regressar da Índia, onde tinha sido vice-rei, e assumiu-se como o porta-voz da discórdia dos nobres e da oposição política às reformas do primeiro-ministro, Sebastião José Carvalho e Melo, hoje conhecido como Marquês do Pombal. Por isso, Sebastião José odiava a família dos Távoras.

O atentado

O problema é que, com este ambiente conflituoso, tornava-se complicado para D. José visitar a sua amante, Mariana Teresa de Távora, nora dos marqueses velhos. Mas um dos confidentes de D. José, de seu nome Pedro Teixeira, aconselhou-o a viajar na sua própria carruagem e assim poderia visitar a sua amante sem que ninguém soubesse, visto que a carruagem real dava muito nas vistas. D. José aceitou imediatamente a ideia e nessa mesma noite foi visitar Mariana de Távora. Mas, quando D. José regressava a casa, foi vítima de um atentado que provocou graves ferimentos, tanto a si próprio como ao cocheiro.
O rei D. José não sabia que o seu amigo, Pedro Teixeira, tinha criado problemas, relacionados com mulheres, com o Duque de Aveiro. Mas, o primeiro-ministro, Sebastião José, que sabia disso, imediatamente proibiu Pedro Teixeira de contar ao rei que havia a possibilidade de o atentado ser contra ele e não contra o rei, percebendo que tinha aí a oportunidade de se livrar de uma vez dos Távoras, dos Aveiros e dos Atouguias, que constantemente lhe faziam frente.
O primeiro-ministro faz então questão de tomar as rédeas da investigação, colocando-a nas mãos de um juiz da sua confiança. Depois, ele consegue que o rei assine um decreto em que promete subir o grau de nobreza de quem der informações confiáveis de quem foi o autor do atentado. Após isso, surgem informações que dizem que o atentado teve a autoria dos Távoras com a ajuda dos Aveiros e dos Atouguias.
Depois disso, debaixo de tortura, Sebastião José consegue retirar da boca de duas supostas testemunhas a versão da história que ele queria ouvir, de modo que, daí até à condenação à morte tudo ocorreu num ápice.

Condenação e execução

No total foram condenadas à morte, por corte de cabeça, 18 pessoas. Aos restantes familiares e criados foi dada como pena a sua mutilação até à morte. A mutilação envolveu a quebra de ossos das pernas e dos braços e finalmente o esmagamento do tórax. Depois os corpos seriam todos queimados.
A execução ocorreu em Belém, que na altura era apenas uma pequena aldeia piscatória nas margens do Tejo. Este foi o maior massacre ocorrido em Portugal. O rei e principalmente o primeiro-ministro obrigaram todas as figuras da alta nobreza a estarem presentes neste massacre para que se acalmassem e não caíssem também no erro de se impor contra as suas políticas.
Segundo o que se diz, as chamas da fogueira em que todos os corpos foram queimados eram tão altas que era possível avistá-las desde os morros de Almada. Diz-se também que o cheiro a carne queimada inundou Lisboa que se encontrava destruída pelo terramoto e pelas doenças que se abateram sobre os lisboetas.
Ainda hoje, esses acontecimentos macabros fazem parte das memórias de um povo, naquele que ficou conhecido como o Processo dos Távoras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário