Previsão do Tempo

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A 12 de Setembro de 1940, um grupo de dolescentes descobre as Grutas de Lascaux, em França


Há 72 anos quatro jovens trazem à luz do dia uma das maiores maravilhas paleolíticas do mundo: a Gruta de Lascaux e as pinturas rupestres que datam de cerca de 17.000 anos. Os cientistas a chamaram de "Capela Sistina da arte rupestre" e compreende-se o porquê quando observamos a primeira parte da gruta, a salle des Taureaux (sala dos touros).

A salle des Taureaux (sala dos touros)


Gruta de Lascaux

Abriga cerca de 130 figuras dentre as quais este famoso unicórnio. Localizada na entrada da Rotonde, ela parece empurrar os outros animais da parede para o fundo da galeria. Atualmente, nenhuma explicação satisfatória foi dada para essa figura.

O segundo touro-bisão vermelho

Gruta de Lascaux 


Esta representação mede 3,5 metros. Os detalhes anatómicos são extremamente bem preservados: os chifres, os órgãos genitais... Os contornos superiores foram traçados com um pincel, enquanto que os de baixo foram criados por pulverização de pigmentos.


O primeiro cavalo vermelho


Gruta de Lascaux 
Esta imagem se localiza sobre o painel vermelho do divertículo axial e por boas razões, um bom número de representações estão lá na cor vermelha. Este cavalo apresentado acima foi pintado por pulverização de pigmento como qualquer outro de seu painel, mas ele se difere no nível da qualidade de sua forma.

O primeiro grande touro

Gruta de Lascaux 

Este touro mede aproximadamente 3 m de altura e 3,5 m de comprimento. A cabeça está rodeada por muitos cavalos e veados, o que certamente explica porque o animal não foi representado por inteiro. Esta pintura se difere dos outros touros pelo destaque da cernelha, mas também pelos chifres vermelhos.

O veado preto
Gruta de Lascaux 

Os cientistas acreditam que este magnífico veado da parede direita está gritando. As duas pistas que levam a tal hipótese estão à disposição por trás da madeira e a presença de uma nuvem vermelha ao redor da boca sugerem um suspiro.

Localizada na Dordogne, região sudoeste da França, próxima à pequena cidade deMontignac-sur-Vézère, a gruta atrai pesquisadores e turistas do mundo, no entanto, as visitas estão fechadas ao publico desde 1963 quando foram constatadas algas verdes se alastrando pela gruta. Mas felizmente, desde 1983, ainda é possível “conhecer” a gruta: Lascaux II. Uma réplica idêntica de Lascaux, Lascaux II está localizada a poucos metros da gruta original, recebendo 220.000 visitante todos os anos para vislumbrar este maravilha paleolítica assim como as demais grutas e museus que retratam os períodos.

Sem comentários:

Enviar um comentário