Previsão do Tempo

sábado, 28 de março de 2015

Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, escritor, historiador, jornalista, político e poeta português, nasceu em Lisboa a 28 de Março de 1810



Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, escritor, historiador, jornalista, político e poeta português, nasceu em Lisboa a 28 de Março de 1810 e faleceu na Quinta de Vale de Lobos, Azoia de Baixo, Santarém a 18 de Setembro de 1877, com 67 anos
Frequentou a Academia Real de Marinha, a Aula do Comércio e a de Diplomática.
Nunca tendo podido frequentar a Universidade, a sua restante formação deve-se a um esforço de autodidacta.
O contacto com a literatura romântica alemã e inglesa e o convívio com figuras liberais levaram-no a ser na literatura um dos introdutores do romantismo em Portugal, juntamente com Almeida Garrett, e, na política, a tomar claras opções liberais na luta que se desenhava entre partidários de D. Pedro e miguelistas.
Esta opção levou-o ao exílio em Inglaterra e França, tendo-se juntado às tropas liberais na ilha Terceira em 1832.
Como soldado, tomou parte no desembarque do Mindelo e nas lutas que se lhe seguiram.
Depois da vitória liberal torna-se bibliotecário da Biblioteca do Porto e mais tarde na da Ajuda, onde executou importantes trabalhos de recolha e preservação do acervo bibliográfico português.
Datam dessa época o seu interesse pela poesia e os primeiros trabalhos jornalísticos.
A sua bibliografia, vastíssima, abarca da poesia ao romance, ensaio, conto e sobretudo é notável a sua obra historiográfica.
Obras mais importantes: História de Portugal; Opúsculos; Lendas e Narrativas; O Monge de Cister; Eurico o Presbítero; História do Estabelecimento da Inquisição em Portugal; Cartas de Vale de Lobos; A Harpa do Crente; Eu e o Clero; O Pároco da Aldeia; A Voz do Profeta, etc.
Desiludido da vida literária e política da capital, refugiou-se em Vale de Lobos, tornando-se agricultor e aí acabando os últimos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário