Previsão do Tempo

domingo, 1 de março de 2015

Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin nasceu em Żelazowa Wola/Polónia a 1 de Março de 1810



Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin nasceu em Żelazowa Wola/Polónia a 1 de Março de 1810 e morreu em Paris a 17 de Outubro de 1849, muito novo, com 39 anos.
Chopin foi um pianista polaco radicado em França e um enorme compositor para piano da era romântica.
É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história.
A sua técnica refinada e sua elaboração harmónica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.
Chopin era filho de mãe polaca e pai francês-expatriado. Aclamado em sua terra natal como uma criança prodígio, aos vinte anos Chopin deixou a Polónia para sempre. Em Paris, fez carreira como intérprete, professor e compositor, e adotou a versão francesa dada aos seus nomes, Frédéric-François. De 1837 a 1847 teve uma relação turbulenta com a escritora francesa George Sand. Sempre com a saúde frágil, morreu em Paris aos 39 anos, vítima de tuberculose.
Toda a obra existente de Chopin inclui o piano assumindo algum papel (predominantemente como um instrumento solo), e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento.
Na maioria das vezes a sua música é tecnicamente exigente, mas seu estilo, no geral, enfatiza mais a dança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico.
Ele inovou com novas formas musicais, como a balada e introduziu significantes inovações nas formas existentes, como a piano sonata, a valsa, o noturno, o estudo, o improviso e o prelúdio.
Alguns citam suas obras como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX.
Além disso, Chopin mostrou-se nacionalista mesclando sua música com elementos eslavos, hoje as suas mazurcas polacas são fundamentais para a música clássica nacional polaca.
Em 1829, em Varsóvia, Chopin ouviu Niccolò Paganini tocar e conheceu também o compositor e pianista alemão Johann Nepomuk Hummel.
Também em 1829, Chopin conheceu o seu primeiro amor, uma estudante de canto chamada Konstancja Gładkowska.
Em agosto de 1829, três semanas depois de sair do Conservatório de Varsóvia, Chopin fez uma brilhante estréia, em Viena. Ele fez duas apresentações de piano e recebeu muitas opiniões e comentários favoráveis, juntamente com outros que criticaram o baixo tom que ele produziu com o piano.
Em dezembro de 1829, no Merchant's Club de Varsóvia, ele realizou a première do seu Concerto para piano em fá menor.
Em 17 de março de 1830, no Teatro Nacional de Varsóvia, ele fez a primeira apresentação de seu outro concerto para piano, em mi menor.
Em 2 de novembro de 1830, Chopin deixou Varsóvia para dar concertos na Europa Ocidental.
Ele nunca regressou à Polónia. Ao fim do mês, eclodiu o Levante de Novembro e sua companhia de viagem Titus Woyciechowski voltou para casa para participar.
Chopin permaneceu em Viena, em certa ansiedade pelos seus entes queridos.
Então, visitou Munique e Estugarda (onde ele teve conhecimento da ocupação da Polónia pelo exército do Império Russo) e em setembro de 1831 chegou a Paris.
Ele já tinha produzido um portfólio de importantes composições, incluindo seus dois concertos para piano e alguns de seus estudos Op. 10.
Em 1833, Chopin publicou cinco Mazurcas, o Trio para piano, violino e violoncelo, três Noturnos, os doze grandes estudos dedicados a Liszt e o Concerto em Mi menor.
Em 1834, publicou a grande Fantasia sobre árias polacas, o Krakowiak para o piano e orquestras, três outros Noturnos e o Rondó em Mi bemol maior.
Em Paris, Chopin fez várias visitas e passeios. Neste mesmo ano, com Hiller, visitou um Festival Musical Rhenish em Aachen, organizado por Ferdinand Ries.
Lá, Chopin e Hiller se encontraram com Mendelssohn, e os três passaram a visitar Düsseldorf, Koblenz e Colónia, usufruindo da companhia uns dos outros e tocando e aprendendo música juntos.
Em 1835, Chopin organizou um encontro da sua família em Karlsbad. Lá ele conheceu o Conde Franz von Thun-Hohenstein, cujas filhas Chopin havia ensinado em Paris. O conde convidou Chopin e seus pais para ficarem no seu castelo familiar no Elba, Děčín. Depois os pais de Chopin voltaram a Varsóvia; ele nunca os veria novamente.
Voltou a Paris passando por Dresden, onde permaneceu algumas semanas, e, depois, por Leipzig, onde se encontrou com Mendelssohn, Schumann e Clara Wieck. Na viagem de volta, ele teve um ataque brônquico tão grave que alguns jornais polacos informaram que ele havia morrido.
Em 1836, Chopin tornou-se noivo de uma jovem polaca de 17 anos, Maria Wodzińska, cuja mãe insistiu para que o compromisso fosse mantido em segredo.
No ano seguinte, o noivado foi cancelado pela sua família.
Em 1848, Chopin deu seu último concerto em Paris, além de visitar a Inglaterra e a Escócia com a sua aluna e admiradora Jane Stirling. Eles chegaram a Londres em novembro, e, embora tenha conseguido dar alguns concertos e apresentações de salão.
Ele voltou a Paris, onde em 1849 e ficou incapaz de ensinar e se apresentar.
Sua irmã, Ludwika, que tinha dado a ele as primeiras lições de piano, cuidou dele no seu apartamento na Praça Vendôme, nº 12. Nas primeiras horas de 17 de outubro Chopin morreu.
Até 2008 acreditou-se que morreu de tuberculose, estudos de Wojciech Cichy, da Faculdade de Medicina da Universidade de Poznan atribuíram a sua morte a uma fibrose cística.

Sem comentários:

Enviar um comentário