Previsão do Tempo

terça-feira, 14 de abril de 2015

No dia 14 de Abril de 1912 - Afundamento do transatlântico Titanic.

O RMS Titanic afundou no Atlântico há 103 anos

O RMS Titanic afundou no Atlântico há 103 anos

Há 103 anos, no dia 14 de Abril de 1912, cerca das 23 horas e 50 minutos, a 925 km a sudeste da gélida Terra Nova, o paquete Titanic, orgulho dos mares e passaporte para a felicidade de muitos que nele iam, colidiu com um iceberg, que ninguém vira na bruma da noite, rasgando o casco do transatlântico e provocando danos irreparáveis.
Decorridas duas horas e meia após o impacto, já no dia 15, as 46 000 toneladas do Titanic amortalhavam-se para sempre nas águas do Atlântico Norte. A cerca de 20 milhas náuticas do local navegava o Californian, navio que não ouviu o sinal de socorro do Titanic por o seu telegrafista ter adormecido. Apenas o Carpathia detetou o SOS, mas encontrava-se a 1 hora e 20 minutos de distância, o que inviabilizava qualquer esforço para salvar as 1513 vítimas mortais do naufrágio. A maior parte destas morreu de hipotermia, congeladas enquanto esperavam por um salvamento que tardou em chegar. Sobrevieram apenas 705 pessoas.
O RMS Titanic foi um navio transatlântico da classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, na Irlanda do Norte.
O Titanic foi construído com algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis na época e, por isso, foi popularmente referenciado como «inafundável». Foi um grande choque para muitas pessoas o fato de que, apesar dos modernos recursos e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como também causado grande perda de vidas humanas. O frenesi da imprensa sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.
O Titanic, que detinha o título de maior navio de passageiros do mundo, iniciara a sua viagem inaugural, que seria também a última, em Southampton, na Inglaterra.

Sem comentários:

Enviar um comentário