Previsão do Tempo

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A 22 de maio de 1991 - Mil dias após o incêndio de agosto de 1988, começam as obras de reconstrução do Chiado, em Lisboa.



O Chiado é um largo em Lisboa ( 38°42′38″N, 9°8′32″W) e o nome dado à zona circundante, entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa.
O nome Chiado é muitas vezes usado para designar apenas a Rua Garrett, a principal artéria comercial da zona, que tinha essa designação e que, posteriormente, foi rebaptizada com o nome do escritor e poeta Almeida Garrett. A rua, que desce do Largo do Chiado para a Baixa, é bem conhecida pelas suas lojas, cafés e livrarias. A zona, devastada pelo fogo em 1988, está a ser restaurada gradualmente.
A baixa de Lisboa, também chamada Baixa Pombalina por ter sido edificada por ordem do Marquês de Pombal, na sequência do terramoto de 1755, situa-se entre o Terreiro do Paço, junto ao rio Tejo, e o Rossio (Praça D. Pedro IV), e longitudinalmente entre o Cais do Sodré e Alfama, cobrindo uma área de cerca de 235,000 km².
É formada por um conjunto de ruas rectas e perpendiculares, na Rua Augusta, todas estas rectas com edifícios de arquitetura semelhante e com grande importância comercial, e é um dos primeiros exemplos de construção resistente a terramotos. Os modelos arquitectónicos foram testados com a utilização de tropas em marcha para simular um terramoto. Particularidades notáveis das estruturas pombalinas são: a gaiola pombalina, uma estrutura simétrica interior de madeira projectada a distribuir a força do terramoto, e paredes mais altas que o telhado para prevenir a progressão do fogo.
Foi apreciada como candidata portuguesa à lista de Património Mundial em 7 de Dezembro de 2004, declarando-a superior às áreas planeadas em Edimburgo, Turim e Londres; inclusivamente, a inscrição alega que os planos da reconstrução de Londres após o Grande Incêndio "não implementa princípios gerais" tais como os conseguidos na zona pombalina.

Sem comentários:

Enviar um comentário