Previsão do Tempo

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A 29 de Julho de 1943 - Nasce Alice Vieira



Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sempre teve a paixão pela escrita e pelo jornalismo, tendo, desde cedo, colaborado em alguns jornais e participado em vários programas de televisão para crianças.
A pedido dos filhos escreveu o seu primeiro livro Rosa, minha irmã Rosa, editado em 1979, que ganhou o Prémio de Literatura Infantil do Ano Internacional da Criança. Desde essa primeira obra e até à actualidade escreveu vários livros de literatura infanto-juvenil, tendo também publicado um vasto conjunto de contos tradicionais, também eles dedicados aos leitores mais pequenos.
Ao longo da sua vida de escritora, Alice Vieira, recebeu vários prémios pela sua obra. Foi o que aconteceu em 1983 quando o seu livro Este Rei que eu escolhi foi distinguido com o Prémio de Literatura para Crianças / Melhor Texto do Biénio (1983-1984) da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1994, foi candidata ao Prémio Hans Christian Anderson da IBBY (International Board on Books for Young People), tendo a obra Olhos de Ana Marta, sido uma das que integraram a lista de honra. Em 1996, recebe pelo conjunto da sua obra, o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian.
As suas obras encontram-se traduzidas em diversas línguas e editadas em inúmeros países europeus, sendo uma das escritoras portuguesas de literatura infantil e juvenil com maior sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário