Previsão do Tempo

terça-feira, 24 de março de 2015

A 24 de Março de 1882: Robert Koch descobre o bacilo da tuberculose

A 24 de Março de 1905: Morre o romancista Jules Verne

Morreu Herberto Hélder


O escritor e poeta português Herberto Helder, o mais importante entre os vivos, morreu esta segunda-feira aos 84 anos, na sua casa, em Cascais. Era considerado o maior poeta português da segunda metade do século XX.
Nascido no Funchal em 1930 e de ascendência judaica, não gostava de conceder entrevistas, recusava-se a ser fotografado e não atribuía especial significado aos galardões. Em 1994, o poeta Herberto Helder foi distinguido pela sua obra, que "ilumina a língua portuguesa". No entanto, querendo manter-se um "poeta oculto", recusou receber o Prémio Pessoa, pedindo ao júri: "não digam a ninguém e deem o prémio a outro".
Chegou a matricular-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra mas, em 1949, mudou para a Faculdade de Letras onde frequentou, durante três anos, o curso de Filologia Romântica, que também não chegou a acabar.
Homem de vários ofícios, foi angariador de publicidade em Portugal e teve trabalhos marginais no estrangeiro, dedicou-se depois à profissão de bibliotecário, antes de abraçar o jornalismo.
O seu primeiro livro, "O Amor em Visita", foi publicado em 1958, frequentava ele o círculo modernista do Café Gelo, no Rossio, onde privava com personalidades como Luiz Pacheco, Mário Cesariny, João Vieira ou Hélder Macedo. A sua última obra, "A Morte Sem Mestre" (Porto Editora), foi publicada em 2014, um ano depois de "Servidões". Entre as peculiaridades do poeta está o facto de os seus livros terem apenas uma edição.

Terrence Steven McQueen, nasceu a 24 de março de 1930



Actor norte-americano, de nome verdadeiro Terrence Steven McQueen, nasceu a 24 de março de 1930 em Beach Grove e faleceu a 7 de novembro de 1980, numa clínica mexicana em Juarez, no México.
Considerado como o maior duro da história do cinema, é sobretudo recordado pelo seu desempenho em filmes de ação.
Devido à separação dos seus pais, cresceu num reformatório na Califórnia e foi um afamado delinquente juvenil.
Aos 17 anos, alistou-se na Marinha mas nem aí o seu carácter melhorou: esteve preso durante um mês e meio por ter prolongado uma licença de fim de semana sem autorização. Por sugestão de um amigo, decidiu tentar a carreira de ator.
Em 1952, inscreveu-se na New York Neighborhood Playhouse e meses mais tarde na prestigiada Actors Studio. Em 1956, chegou à Broadway e no mesmo ano estreou-se cinematograficamente com um papel secundário em Somebody Up There Likes Me (Marcado Pelo Ódio, 1956).
A televisão foi o seu primeiro veículo de popularidade quando protagonizou a série Wanted: Dead or Alive (1958), interpretando um caçador de prémios.
A sua carreira cinematográfica expandiu-se a partir do momento em que John Sturges o convidou para protagonizar The Magnificent Seven (Os Sete Magníficos, 1960).
A partir daí, McQueen continuou a somar sucessos que fizeram dele o ator mais bem pago de Hollywood na década de 60: The Great Escape (A Grande Evasão, 1963), Nevada Smith (1966), Bullit (1968), The Thomas Crown Affair (O Grande Mestre do Crime, 1968) e The Reivers (Os Ratoneiros, 1969).
Especializado em filmes de ação, o facto de McQueen protagonizar ele próprio as suas cenas arriscadas, criava-lhe uma aura de culto entre os seus fãs.
Em 1972, no decorrer das filmagens de The Getaway (Tiro de Escape, 1972), apaixonou-se pela atriz Ali MacGraw com quem formaria um dos mais mediáticos pares de Hollywood.
Depois do sucesso de Papillon (1973) e de Towering Inferno (A Torre do Inferno, 1974), a vida de McQueen modificou-se quando lhe diagnosticaram cancro do pulmão.
Continuou a filmar, embora submetendo-se a intensos tratamentos de quimioterapia: protagonizou Enemy of the People (O Inimigo do Povo, 1978), Tom Horn (O Cowboy, 1980) e The Hunter (O Caçador, 1980).
Desiludido com os efeitos da quimioterapia, mudou-se para o México onde tentou uma cura homeopática, em vão.

segunda-feira, 23 de março de 2015

A União Europeia

António Bártolo - ladainhas


António Bártolo - Ladaínhas from MPAGDP on Vimeo.



António Bártolo - ladainhas

Taxado em Zava, Mogadouro, Trás-os-Montes 15 de Julho 2014

Realização: Tiago Pereira
Som: Telma Morna
Produção: Aceitta, Núria Borges

Cidade do Porto em 1979

Filme-Porto 1956....surpreendente!!!

O Pintor e a Cidade (Manoel de Oliveira, 1956)

MARIA ALBERTINA CANTANDO O FADO "BEIJOS QUENTES"

A 23 de Março de 1882,nasceu em Erlangen, na Alemanha, Emmy Noether, considerada como a criadora da álgebra moderna,

Pierre Simon Marquis de Laplace, nasceu em Beaumont-en-Auge/França a 23 de março de 1749



Pierre Simon Marquis de Laplace, nasceu em Beaumont-en-Auge/França a 23 de março de 1749 e morreu em Paris a 5 de março de 1827, foi um matemático, astrónomo e físico francês que organizou a astronomia matemática, sumarizando e ampliando o trabalho de seus predecessores nos cinco volumes do seu “Mécanique Céleste” (Mecânica celeste) (1799-1825).
Esta obra-prima traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica usada por Isaac Newton para um estudo baseado em cálculo, conhecido como mecânica física.
Ele também formulou a equação de Laplace.
A transformada de Laplace aparece em todos os ramos da física matemática — campo em que teve um papel principal na formação.
O operador diferencial de Laplace, da qual depende muito a matemática aplicada, também recebe seu nome.
Pierre Simon Laplace era filho de um pequeno trabalhador rural e deve sua educação ao interesse incitado em alguns vizinhos abastados graças às suas habilidades e presença atrativa.
De alunio, veio a tornar-se professor-assistente na escola em Beaumont mas, tendo procurado uma carta de apresentação , foi a Paris tentar sua sorte.
Um artigo sobre os princípios da mecânica instigou o interesse de d'Alembert e, sob sua recomendação, foi-lhe oferecido um lugar na escola militar.
Seguro das suas competências, Laplace dedicou-se, então, a pesquisas originais e, nos dezessete anos seguintes,1771-1787, produziu boa parte de seus trabalhos originais em astronomia.
Tudo começou com uma memória, lida perante à Academia Francesa em 1773, em que mostrava que os movimentos planetários eram estáveis, levando a prova até o ponto dos cubos das excentricidades e das inclinações.
Isso foi seguido por vários artigos sobre tópicos em cálculo integral, diferenças finitas, equações diferenciais e astronomia.
Laplace tinha um amplo conhecimento de todas as ciências e dominava todas as discussões na Académia.
De forma razoável única para um prodígio de seu nível, Laplace via os matemáticos apenas como uma ferramenta para ser utilizada na investigação de uma averiguação prática ou científica.
Laplace passou a maior parte de sua vida trabalhando na astronomia matemática que culminou em sua obra-prima sobre a prova da estabilidade dinâmica do sistema solar, com a suposição de que ele consistia de um conjunto de corpos rígidos movendo-se no vácuo.
Ele formulou independentemente a hipótese nebular e foi um dos primeiros cientistas a postular a existência de buracos negros e a noção do colapso gravitacional.
Ele é lembrado como um dos maiores cientistas de todos os tempos (às vezes, chamado de Newton francês ou Newton da França) com uma fenomenal capacidade matemática natural sem par entre seus contemporâneos.
Parece que Laplace não era modesto sobre suas habilidades e realizações e ele provavelmente não conseguia reconhecer o efeito de sua atitude sobre seus colegas.
Anders Johan Lexell visitou a Académie des Sciences em Paris, em 1780-1781 e relatou que Laplace deixava claro que se considerava o melhor matemático da França.
O efeito sobre seus colegas só seria relativamente abrandado pelo fato de que Laplace muito provavelmente estava correto.
Embora conduzisse bastante pesquisa sobre física, outro tema principal dos esforços de sua vida era a teoria das probabilidades. No seu “Essai philosophique sur les probabilités”, Laplace projetou um sistema matemático de raciocínio indutivo baseado em probabilidades, que hoje coincidem com as ideias Bayesianas.
Uma fórmula bem-conhecida surgida de seu sistema é a regra de sucessão.
Suponha que um processo só tenha dois possíveis resultados, rotulados "sucesso" e "falha": sob a suposição de que pouco ou nada é conhecido a priori sobre as plausibilidades relativas dos resultados, Laplace derivou uma fórmula para a probabilidade de que o próximo processo seja um sucesso.

A 23 de Março de 1919: Benito Mussolini funda, em Milão, o Movimento Fascista Italiano de Combate, que dará lugar ao Partido Fascista, em Novembro de 1921

A 23 de Março de 1998 – O filme «Titanic», de James Cameron, conquista 11 Óscares da Academia de Hollywood.

A 23 de Março de 1992 – O juiz anti-mafia, Giovanne Falcone, é assassinado em Palermo (Sicília).

A 23 de Março de 1842 – Morte, em Paris, do escritor Henri Beyle, Stendhal, autor de «O Vermelho e o Negro» e precursor do realismo do século XX.





A 23 de Março de 1962 – Luto académico nas Universidades de Lisboa e Coimbra, que se prolongará até Maio, em protesto pela proibição do Dia do Estudante.

Luta dos Estudantes em Lisboa e Coimbra em 1962 - Capeia Arraiana
Luta dos Estudantes em Lisboa e Coimbra em 1962


Há 53 anos, os estudantes das Universidades de Lisboa e Coimbra decretaram o Luto Académico, que se prolongará até Maio, em protesto pela proibição da comemoração do Dia do Estudante.
Às reivindicações dos estudantes de Lisboa, Porto e Coimbra por melhores condições nas universidades, o regime respondia com processos disciplinares e os jovens retaliaram com greve às aulas e escolhendo o 24 de Março de 1962 para assinalar o Dia Nacional do Estudante. Porém o governo proibiu a comemoração e os estudantes decretaram no dia 23 de Março o Luto Académico.
No dia 24 de Março os estudantes desafiaram a proibição e saíram à rua. A insolência valeu-lhes a a repressão policial, sendo alguns alunos espancados e detidos. Marcelo Caetano, então reitor da Universidade de Lisboa, acalma os ânimos marcando nova data para o Dia do Estudante, que volta a ser proibida pelo Governo.
Face à proibição governamental regressa o luto académico e as ondas de choque chegam a Coimbra. Jorge Sampaio, que era o secretário-geral da Reunião Inter-Associações foi preso e passou três dias em Caxias.

23 de Março - Dia Mundial da Meteorologia:

Dia Mundial da Meteorologia:

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Momento de poesia!



Quase com vida

Pedra Lioz

Álvaro Gois,

Rui Mamede,
filhos de António Brandão,
naturais de Catanhede,
pedreiros de profissão,
de sombrias cataduras
como bisontes lendários,
modelam ternas figuras
na lentidão dos calcários.
Ali, no esconso recanto,
só o túmulo, e mais nada,
suspenso no roxo pranto
de uma fresta geminada.
Mas no silêncio da nave,
como um cinzel que batuca,
soa sempre um truca…truca…
lento, pausado, suave,
truca, truca, truca, truca,
sob a abóbada romântica,
como um cinzel que batuca
numa insistência satânica:
truca, truca, truca, truca,
truca, truca, truca, truca.
Álvaro Gois,
Rui Mamede,
filhos de António Brandão,
naturais de Cantanhede,
ambos vivos ali estão,
truca, truca, truca, truca,
vestidos de sunobeco
e acocorados no chão,
truca, truca, truca, truca.
No friso, largo de um palmo,
que dá volta a toda a arca,
um cristo, de gesto calmo,
assiste ao chegar da barca.
Homens de vária feição,
barrigudos e contentes,
mostram, no riso dos dentes
o gozo da salvação.
Anjinhos de longas vestes,
e cabelo aos caracóis,
tocam pífaro celestes,
entre cometas e sóis.
Mulheres e homens, sem paz,
esgaseados de remorsos,
desistem de fazer esforços,
entregam-se a Satanás.
Fixando a pedra, mirando-a,
quanto mais o olhar se educa,
mais se estende o truca…truca…
que enche a nave, transbordando-a,
truca, truca, truca, truca
truca, truca, truca, truca.
No desmedido caixão,
grande sonhor ali jaz.
Pupilo de Satanás?
Alma pura, de eleição?
Dom Afonso ou Dom João?
Para o caso tanto faz.
(António Gedeão)

domingo, 22 de março de 2015

Marcel Mangel, mais conhecido como Marcel Marceau ou Mime Marceau nasceu em Estrasburgo/França a 22 de março de 1923



Marcel Mangel, mais conhecido como Marcel Marceau ou Mime Marceau nasceu em Estrasburgo/França a 22 de março de 1923 e morreu em Cahors a 22 de setembro de 2007, foi o mímico mais popular do período pós-guerra.
Junto com Étienne Decroux e Jean-Louis Barrault deu uma nova roupagem à mímica no Século XX.
Oriundo de uma família judia francesa, Marcel foi forçado a fugir de casa com 16 anos, quando o seu país entrou em guerra, passando e viver em Lille.
O seu pai, um açougueiro casher, foi preso pela Gestapo e morreu no campo de concentração de Auschwitz.
Após ter visto Charlie Chaplin, interessou-se em atuar.
Após a guerra, matriculou-se em 1946 na escola de arte dramática de Charles Dullin no Teatro Sarah Bernhardt em Paris, onde estudou com professores como Charles Dullin e o grande mestre Étienne Decroux, que tinha ensinado também a Jean-Louis Barrault.
O último, observando talento excepcional de Mangel (que tinha mudado seu sobrenome para Marceau, para evitar ser perseguido por suas origens judaicas), o integrou à sua companhia, e o escalou no papel de Arlequim na pantomima Baptiste - que o próprio Barrault havia interpretado no famoso filme Les Enfants du Paradis.
O desempenho de Marceau foi tão elogiado que isso o incentivou a representar seu primeiro mimodrama, chamado Praxitele e o Peixe Dourado, no Teatro Bernhardt no mesmo ano.
A crítica positiva foi unânime e a carreira de Marceau como mímico consolidou-se.
Com seu trabalho de mimico fez muitas amizades, principalmente com José Betomi.
Inspirado em comediantes como Chaplin, Buster Keaton, Irmãos Marx, Harry Langdon, nos "clowns" da commedia dell'arte italiana, além dos gestos estilizados da ópera chinesa e do teatro japonês Noh, em 1947, Marceau criou Bip, o palhaço de cara pintada, que em seu casaco listrado e surrado, chapéu de ópera de seda com uma flor espetada - significando a fragilidade da vida - tornou-se seu alter-ego, exatamente como o Vagabundo de Chaplin.
As desventuras de Bip interagindo com tudo, desde borboletas a leões, de navios a trens, nos salões ou nos restaurantes, eram ilimitadas.
Com uma pantomima de estilo, Marceau foi reconhecido como fora de série.
Os seus exercícios silenciosos, que incluíam trabalhos clássicos como A Gaiola, Andando de Encontro ao Vento (que inspirou o passo de dança Moonwalk de Michael Jackson), o Fabricante de Máscara e No Parque, também sátiras de tudo, desde escultores a matadores, foram descritos como trabalhos de gênio.
De sua soma das idades no famoso Juventude, Maturidade, Velhice e Morte, um crítico disse, faz em menos de dois minutos o que maioria dos escritores não fazem em volumes.
Em 1949, após receber o renomado Prêmio Deburau (criado em memória mestre da mímica do século XIX, Jean-Gaspard Deburau) para seu segundo mimodrama, Morte Antes do Alvorecer, Marceau formou a sua Compagnie de Mime Marcel Marceau - única companhia de pantomima do mundo naquele tempo.
O grupo estreou-se nos principais teatros de Paris - Le Theatre de Champs-Elysées, Le Theatre de la Renaissance, e o Sarah Bernhardt, assim como outras casas pelo mundo.
Em 1959-60, uma retrospectiva de seus mimodramas, incluindo o famoso Casaco por Gogol, esteve em cartaz durante um ano no Amibigu Theatre em Paris.
Produziu outros 15 mimodramas, incluindo O Pierrot de Montmartre, As 3 Perucas, A Loja de Penhor, 14 de Julho, O Lobo de Tsu Ku Mi, Paris Ri-Paris Chora e Don Juan - adaptado do escritor espanhol Tirso de Molina.
Atuou pelo mundo inteiro a fim espalhar a "arte do silêncio" (L'art du silence).
Excursionou primeiramente para os Estados Unidos em 1955 e em 1956, próximo do salto de sua estreia norte-americana no Stratford Festival do Canadá.
Após sua abertura no Phoenix Theater em Nova Iorque, que recebeu críticas elogiosas, mudou-se para o Barrymore Theater, maior para acomodar a demanda de público.
Esta primeira excursão estadunidense terminou com uma quebra de recorde, retornando a se apresentar em casas de San Francisco, Chicago, Washington D.C., Filadélfia, Los Angeles e outras cidades principais.
As suas excursões transcontinentais extensivas incluíram a América do Sul, África, Austrália, China, Japão, Sudeste Asiático, Rússia e Europa.
A sua última excursão ao mundo cobriu os Estados Unidos em 2004 e retornou a Europa em 2005 e a Austrália em 2006.
A arte de Marceau tornou-se familiar a milhões de pessoas com suas muitas aparições em televisão.
O seu primeiro trabalho de TV como astro performático no Show of Shows de Max Liebman o fez ganhar o cobiçado prêmio Emmy da indústria da televisão.
Apareceu na BBC como Scrooge em A Christmas Carol em 1973.
Era o convidado favorito de Johnny Carson, Merv Griffin, Mike Douglas e Dinah Shore, e teve também seu próprio show intitulado "Meet Marcel Marceau".
Juntou-se com Red Skelton em três concertos de pantomima.
Marcel Marceau morreu aos 84 anos. A notícia foi divulgada pela imprensa francesa, mas a família não forneceu detalhes sobre sua morte.
O seu enterro ocorreu no dia 26 de setembro de 2007 no cemitério parisiense do Père-Lachaise na presença de cerca de 300 pessoas.
Casou-se três vezes e teve quatro filhos.