Previsão do Tempo

sábado, 4 de dezembro de 2010

Neste dia de grande tristeza que abala os nossos corações em 1º lugar o da minha esposa

MÃE 

S. Martinho de Anta, 1 de Junho de 1948

Mãe:
Que desgraça na vida aconteceu,
Que ficaste insensível e gelada?
Que todo o teu perfil se endureceu
Numa linha severa e desenhada?


Como as estátuas, que são gente nossa
Cansada de palavras e ternura,
Assim tu me pareces no teu leito.
Presença cinzelada em pedra dura,
Que não tem coração dentro do peito.


Chamo aos gritos por ti - não me respondes.
Beijo-te as mãos e o rosto - sinto frio.
Ou és outra, ou me enganas, ou te escondes
Por detrás do terror deste vazio.


Mãe:
Abre os olhos ao menos, diz que sim!
Diz que me vês ainda, que me queres.
Que és a eterna mulher entre as mulheres.
Que nem a morte te afastou de mim!


Miguel Torga, "Diário I

Suspensão temporária da publicação.

Por morte de um familiar muito próximo, a publicação do Abaciente foi suspensa. Espero voltar o mais rápido possível.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

We Will Survive: Igudesman & Joo + Kremer & Kremerata

Música e não só!

O barbeiro

O barbeiro

Certo dia um florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo. Após o
 corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro repondeu:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço
 comunitário essa semana.
O florista ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista.
 Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo. Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
 O padeiro ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, ao abrir a  barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de  agradecimento do padeiro.
 Naquele terceiro dia veio um deputado para um corte de cabelo.
 Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
 - Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
 O deputado ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, quando o  barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de deputados  fazendo fila para cortar cabelo.
 Essa história ilustra bem a grande diferença entre os cidadãos do  nosso país e os políticos que o administram.

 POLÍTICOS E FRALDAS DEVEM SER TROCADOS COM FREQÜÊNCIA PELO MESMO MOTIVO!


Recebido por email

Dedicado exclusivamente a LUÍS AMADO ministro Português

O relatório divulgado hoje pelo WikiLeaks relativamente à passagem de voos da CIA por Portugal analisa a ameaça de demissão de Luís Amado.



O relatório divulgado hoje pelo WikiLeaks relativamente à passagem de voos da CIA por Portugal analisa a ameaça de demissão de Luís Amado.


Classificado pelo responsável da área política da embaixada, Troy Fitrell, o documento analisa a promessa de Amado se demitir "se a oposição conseguir demonstrar qualquer cumplicidade da parte do Governo relativamente aos alegados voos ilegais da CIA por território português".

O telegrama tem como título: "Ministro dos Negócios Estrangeiros português disponível para se demitir se as alegações dos voos da CIA provarem ser verdade".

Na análise, o responsável da embaixada considera que é "vantajoso" para os Estados Unidos "continuar a acariciá-lo muito" [a Luís Amado] devido ao "delicado equilíbrio" que o ministro está a tentar fazer.

Segundo o texto, o chefe da diplomacia portuguesa, "normalmente imperturbável, perdeu a calma" no parlamento a 18 de Outubro, algo "completamente fora de carácter e que demonstra os efeitos dos ataques políticos e da media sem cessar".

"Apesar deste desabafo, acreditamos que Amado continuará a reiterar o que a investigação revelou - o Governo não tem provas de voos ilegais da CIA em/através de território português", lê-se no telegrama.

"No entanto, sublinha-se o delicado equilíbrio que Amado está a realizar procurando minimizar danos ao seu Governo - por mais injustificados que sejam - devido à investigação Rendition da CIA, ao tentar convencê-lo a conceder o nosso pedido para repatriar prisioneiros de Guantánamo através das Lajes", continua.

"Agora, teríamos vantagem em acariciá-lo muito", conclui o telegrama, assinado por "Hoffman".

EUA dizem ser "vanjajoso continuar a acariciar" Luís Amado - Globo - DN

EUA dizem ser "vanjajoso continuar a acariciar" Luís Amado - Globo - DN

Ora aqui está uma grande ideia! (surrealista, mas que dá que pensar... dá)

Ora aqui está uma grande ideia! (surrealista, mas que dá que pensar... dá)




Instale idosos nas prisões e os infractores em lares.

Assim, os nossos idosos têm acesso a um chuveiro, passeios, medicamentos, exames odontológicos e médicos regulares.


Receber cadeiras de rodas, etc.
Receber o dinheiro em vez de pagar o seu alojamento.
Teria direito a vídeo vigilância contínua, que permite imediatamente receber assistência depois de uma queda ou outra emergência.
Limpeza do quarto, pelo menos duas vezes por semana, roupas lavadas e passadas regularmente.
A visita de um guarda a cada 20 minutos e podem receber refeições directamente no seu quarto.
Ter um lugar especial para atender a família.
Ter acesso a uma biblioteca, sala de ginástica, fisioterapia e espiritual, bem como a piscina e até mesmo ensino gratuito.
Pijamas, sapatos, chinelos e assistência jurídica gratuita, mediante pedido.
Quarto, casa de banho e segurança para todos, com um pátio de exercícios, rodeado por um belo jardim.
Cada idoso teria direito a um computador, rádio, televisão.
Teria um "conselho" para ouvir denúncias e, além disso, os guardas terão um código de conduta a ser respeitado!


Agora vem o pensamento:

Politicamente é correcto dar condições de existência a todos, mesmo aos reclusos.



Agora, o que não é admissível é a inversão dos valores em que se assiste à defesa dos mais fortes contra o desleixo dos que não se conseguem defender, como é o caso dos idosos e doentes.

Além do mais, é imoral que a sociedade se preocupe mais com aqueles que a não respeitam, que a atacam a cada dia e que a subvertem.

Que tal se sentem os que passaram uma vida a trabalhar para receberem umas migalhas em troca na sua velhice e sejam atacados directamente por aqueles a quem têm de sustentar???



A vida não é justa... mas não é necessário exagerar …

Recebido por email

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Otto Dix , nasceu a 2 de Dezembro de 1891

Otto Dix - alemão nascido in 1891 - Participou como voluntário na festa macabra da Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, tomou parte do dadaísmo de Berlim - o mais politizado dos grupos dadaístas Alemães -, Integrando uma Primeira Feira Internacional DADA, realizada en 1920. Contudo, uma passagem sua por esse  movimento foi efémera, tal como tinham sido as suas anteriores afinidades com o expressionismo.  Mais conhecido como o principal representante da nova objectividade - Tendência desenvolvida na Alemanha a partir de meados dos anos vinte - nascida das cinzas do expressionismo. A nova objectividade pode classificar-se como um retorno ao canones de composição tradicional, porém crítico um retorno, ácido, afastado do naturalismo conformista e das boas consciências burguesas. Dix - como o seu contemporâneo George Grosz -  Difícil de classificar, embora tenha deixado uma obra de contundência - certamente expressionista expressividade sua  inconfundível. Otto Dix  nasceu em Untermhausen, na Alemanha, no dia 2 de Dezembro e Morreu em 1891 em Lake Constance 25 de Julho de 1969.



Dix, Otto - Expressionismo




Selbstbildnis Schießscheibe als - 1915 





A Família Felixmuller - 1919 
Óleo sobre tela
29 7 / 8 x 36 polegadas (75,9 x 91,4 cm)
Museu de Arte de Saint Louis, Missouri






Café Casal - 1921
Aquarela e lápis sobre papel
20 x 16 1 / 8 "(50,8 x 41cm)
O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque





Dr. Hans Koch, o dermatologista e urologista - 1921
Óleo sobre tela





Para Beleza - 1922
Óleo sobre tela





Dreier Porträt - 1923
Óleo sobre tela





Retrato de Anita Berber Dancer - 1925
Óleo sobre tela





Die Künstlers Eltern des - 1926
Óleo sobre tela
760 x 970 centímetros
Museu Städel, em Frankfurt





Retrato da Jornalista Sylvia von Harden - 1926
Óleo sobre Tela





Dr. Hermann Mayer - 1926 
Óleo e têmpera sobre madeira 
58 04/03 x 39 "(149,2 x 99,1 centímetros)
O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque





Bebê recém-nascido em Mãos - 1927
Óleo sobre tela





Nude garota com um casaco de pele - 1932
Têmpera e óleo sobre tela montada sobre madeira
98,50 x 142,80 centímetros

Galerias Nacionais da Escócia, Edimburgo





Mãe e Eva - 1935
Óleo sobre tela





Mädchen mit Katze I, geradeaus Kopf - 1956
Litografia a cor

A 2 de Deezembro de 1964 o Teatro Nacional D. Maria II foi “palco” de um brutal incêndio






A 2 de Deezembro de  1964 o Teatro Nacional D. Maria II foi “palco” de um brutal incêndio que apenas poupou as paredes exteriores. O edifício que hoje conhecemos, e que respeita o original estilo neoclássico, foi totalmente reconstruído e só em 1978 reabriu as suas portas.


Marquês de Sade morreu a 2 de Dezembro de 1814

Marquês de Sade
(Escritor francês )
1740 - 1814





Escritor francês nascido em Paris, conde de Sade, mas chamado Marquês de Sade, de cujo nome e pela força de seus escritos deriva a expressão sadismo. Descendente da aristocracia terminou seus estudos no Lycée Louis-le-Grand em Paris (1754) e ingressou no Exército, para voltar da guerra dos sete anos como capitão de cavalaria. Perverso por natureza, seu primeiro caso de sadismo ocorreu em Aix-en-Provence", quando torturou prazeirosamente uma moça. Condenado à morte, mas indultado, estes casos repetiram-se em várias outras cidades como em Arcueil e Marselha. Várias vezes preso, sempre conseguia evadir-se, até ser preso definitivamente em Vincennes (1777), de onde foi transferido para a prisão da Bastilha (1784). Esteve internado no hospício de Charenton (1789-1790, 1801-1814), onde finalmente encontrou a morte. Foi neste hospício e tendo os próprios loucos como atores que ele conseguiu montar suas muitas peças, entre elas Les 120 journées de Sodome (1785), Justine ou les malheurs de la vertu (1791), La Philosophie dans le boudoir (1795), seu romance mais famoso, Pauline et Belval (1796) e Juliette ou les Prospérités du vice (1798). Sua obra foi marcada pelo toque sentimental que retratando os costumes vigentes na França da sua época, deformadas pelas descrições patológicas das perversões sexuais, e até hoje gera, no mínimo, curiosidade.