Previsão do Tempo

domingo, 26 de outubro de 2014

PARA O ALMOÇO UMA BOA FEIJOADA DE CHOCOS.

 


Feijoada de Chocos
Ingredientes:


500 g de feijão branco cozido
500 g de chocos limpos
200 g de camarão
1 cebola
3 dentes de alho
polpa de tomate (4 colheres de sopa)
pimentão doce (1 colher de chá)
piri-piri ou 1 malagueta
coentros
50 ml de vinho branco
sal
azeite


Num tacho deitar a cebola picada, os alhos picados e o azeite, levar ao lume até a cebola ficar molinha, deitar a polpa de tomate e deitar apurar, juntar os chocos cortados, o pimentão doce e um bocadinho de coentros, o vinho, tapar e deixar cozinhar uns 10 minutos, entretanto deitar o camarão o piri-piri ou a malagueta e deitar o sal (não muito) e deixar apurar mais uns 5 minutos. Juntar o feijão já cozido (eu normalmente cozo o feijão na panela de pressão) se for preciso juntar um bocadinho de água e rectificar os temperos, juntando mais uns coentros mas guardando alguns para enfeitar, deixar estar a apurar mais 5 minutos.

Primeiras páginas dos jornais publicados hoje - 26/10/2014







sábado, 25 de outubro de 2014

Uma receita de bolo de laranja



Uma receita de bolo de laranja tão rápida e infalível que até dói: bata no liquidificador 4 ovos, 2 chávenas de açúcar, 1/2 de óleo e 2 laranjas com casca cortadas em quatro (bem lavadas e sem os topos). Junte 2 chávenas de farinha e 1 colher de sopa de fermento, bata mais um pouco, deite numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos. A única etapa difícil é mesmo esperar que arrefeça antes de comê-lo.

A 25 de Outubro de 1881 nasceu Pablo Picasso



Artista espanhol, nasceu a 25 de outubro de 1881, em Málaga, e faleceu a 8 de abril de 1973. Pablo Ruiz y Picasso demonstrou uma prodigiosa precocidade. Aos dezassete anos possuía uma técnica apurada e em Paris, no início do século, embora se mantivesse afastado dos grupos de vanguarda, tinha já uma reputação. Entre 1901 e 1906 desenvolve uma atitude social, evocando os mendigos, os deserdados, o que corresponde ao "período azul", uma fase sensível e melancólica, em que os azuis predominavam. O "período rosa" será mais vigoroso. Tematicamente, interessa-se pelo circo, pelos saltimbancos. Mas de 1906 a 1908 preocupa-se menos com os sentimentos e mais com a estrutura. Com Georges Braque, desenvolve uma nova conceção de pintura que dará origem ao Cubismo. Vários eventos prepararam esta evolução: a revelação da escultura negra e das artes primitivas, a retrospetiva de Seurat no Salão dos Independentes em 1905, a homenagem a Paul Cézanne, no Salão de outono de 1907 e, em Picasso, o conhecimento da escultura ibérica. O início do Cubismo pode ser datado a partir de As Raparigas de Avinhão (1907). As cores ainda estão sob a influência do período rosa, mas tornaram-se mais duras, e as personagens constam de formas semi-geométricas expressas como volumes num espaço abstrato. A atenção foi dirigida para as qualidades puramente formais. Numa primeira fase o Cubismo tem como referência o real, embora adotando em relação ao objecto vários pontos de vista e os problemas de profundidade e perspetiva deixam de se impor. Picasso e Braque colam nas telas pedaços de jornais, papeis, tecidos, embalagens de cigarros. Começarão depois a surgir imagens conceptuais do real, como na Natureza-Morta (1911), o que corresponde a uma nova fase na evolução do cubismo e que dará origem a uma viragem ainda mais radical na História da arte. As formas já não são diretamente inspiradas pelo real, a sugestão do volume é definitivamente abandonada, os planos são segmentados em planos de cor viva, por vezes texturada. Nos anos vinte inicia o seu período "greco-romano", com temas clássicos como em Mãe e Filho (1921) e nas figuras de centauros e faunos. Este período teve a sua origem na descoberta da arte italiana e numa colaboração estreita com Diaghilev, projetando os cenários e o guarda-roupa dos bailados Parada (1917), Pulcineia, (1920) e Mercúrio (1924). Minotauromaquia é um dos principais trabalhos dos anos trinta e fundamental para a compreensão de Guernica, obra que representa a destruição da cidade de Guernica pelos bombardeiros alemães, um episódio da Guerra Civil de Espanha. Os elementos principais são o touro, simbolizando "a brutalidade e a escuridão", o cavalo, como símbolo do "povo sofredor", e a rapariga com uma luz. Este painel foi proibido pelo governo franquista e tornou-se emblemático de um período de comprometimento político. Nesta época as deformações das imagens são acentuadas, a expressão é trágica. O fim da guerra traz mais serenidade e alegria à sua pintura. Na Provença, multiplica as experiências e as matérias, cria esculturas, trabalha com cerâmica. No último ciclo da sua pintura, o artista questiona as obras de Delacroix, de Velásquez e o contemporâneo Matisse, sob pretexto de concretizar o tema da criação, do pintor e do modelo. Picasso foi sempre um criador muito pessoal, nunca se prendeu a fórmulas, criava estéticas, combinava-as, renovava esquemas mais tradicionais. Embora marcada pelo Cubismo, a sua arte evocará sempre múltiplas metamorfoses. Segundo o próprio Picasso, os estilos que usou "não devem ser considerados como evolução, mas como variação".
Pablo Picasso. In Infopédia

Publicação das primeiras páginas do jornais de hoje - 25/10/2014










sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Meu Bairro - Benfica - Jornalista Mário Zambujal





Neste episódio Ana Sousa Dias percorre as ruas do Bairro de Benfica com o jornalista Mario Zambujal.
O bairro, desenvolvido a partir do séc.XVII em torno do convento de S.Domingos, cresceu depois do terramoto com os lisboetas que fugiram da Baixa.
Zambujal, que vive no bairro há 45 anos é o nosso guia de excelência através da Mata de S.Domingos, o Palácio Fronteira, o Bairro Grandella, o Beau Sejour, o Jardim Zoológico, a Chafariz de S. Domingos e o renovado Estádio da Luz.

O Meu Bairro - Cordoaria Porto - Deputada Manuela Melo | Reab...





Desta vez à conversa com a Ana Sousa Dias está a deputada Manuela Melo que nos mostra o seu bairro, Bairro da Cordoaria.
A exploraçao tem início no café Piolho, local de manifestação literária e política, seguindo para o Centro Português de Fotografia, o passeio delonga-se para a Cooperativa Livreira dos Estudantes do Porto (que foi mais uma instituição de combate intelectual ao regime), o Teatro Carlos Alberto, o edifício monumental neoclássico do Hospital de Santo António, o Museu Soares dos Reis, e o Cineclube do Porto, outro pilar do movimento cultural e estudantil dos anos 70.

Lisboa, 24 de Outibro de 1147 - D. Afonso Henriques conquista Lisboa aos Mouros

Ramalho Ortigão nasceu no Porto a 24 de outubro de 1836



José Duarte Ramalho Ortigão nasceu no Porto a 24 de outubro de 1836 e faleceu em Lisboa a 27 de setembro de 1915. Frequentou o curso de Direito na Universidade de Coimbra, sem o terminar. De regresso ao Porto, dedicou-se ao ensino, dando aulas de Francês no Colégio da Lapa. Estabeleceu-se em Lisboa ao ser nomeado oficial da secretaria da Academia de Ciências, começando a colaborar em vários jornais e revistas. Envolveu-se na Questão Coimbrã com o folheto "Literatura de hoje", vindo a enfrentar Antero de Quental num duelo, de que resultou ferido. Torna-se entretanto amigo de Eça de Queirós e inicia com ele a publicação de As Farpas. Fez várias viagens ao estrangeiro, viagens estas que influenciaram o seu modo de ver Portugal.

A grande crise de 1929 - 24 de Outubro de 1929: "Quinta-feira negra" na Bolsa de Wall Street

Mesão Frio em dia de feira semanal - 24/10/2014












Primeiras páginas dos jornais publicados hoje - 24/10/2014











quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Onde param os documentos da ONG de Passos Coelho?

E esta, hein?!


Os documentos da «ONG» de Passos Coelho desapareceram: tanto os que deveriam estar no Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social como os que teriam de estar arquivados no Instituto Camões. Sumiram. Voaram. Esgueiraram-se. A notícia é do Público e é referida aqui e aqui.