Previsão do Tempo

terça-feira, 2 de outubro de 2018

José Fialho Gouveia, apresentador de televisão e radialista português, morreu a 2 de Outubro de 2004

Wando, cantor e compositor brasileiro, nasceu a 2 de Outubro de 1945




O Mundo Romântico de Wando, de 1988. Fogo e Paixão Composição: Rose
Você é luz É raio estrela e luar Manhã de sol Meu iaiá, meu ioiô Você é "sim" E nunca meu "não" Quando tão louca Me beija na boca Me ama no chão...(2x) Me suja de carmim Me põe na boca o mel Louca de amor Me chama de céu Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! E quando sai de mim Leva meu coração Eu sou fogo Você é paixão... Você é luz É raio estrela e luar Manhã de sol Meu iaiá, meu ioiô Você é "sim" E nunca meu "não" Quando tão louca Me beija na boca Me ama no chão... Me suja de carmim Me põe na boca o mel Louca de amor Me chama de céu Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! E quando sai de mim Leva meu coração Você é fogo Eu sou paixão... Você é luz É raio estrela e luar Manhã de sol Meu iaiá, meu ioiô Você é "sim" E nunca meu "não" Quando tão louca Me beija na boca Me ama no chão... Quando tão louca Me beija na boca Me ama no chão...

Mahatma Gandhi nasceu a 2 de Outubro de 1869

José Cardoso Pires nasceu a 2 de Outubro de 1925

Marcel Duchamp morreu a 2 de Outubro de 1968

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Edgar Degas, pintor francês.morreu a 27 de Setembro de 1917



Pintor francês, nascido a 19 de julho de 1834 e falecido a 27 de setembro em 1917, ligado à geração do Impressionismo, mas que dificilmente pode ser considerado um verdadeiro impressionista. Assimilou a lição das obras dos velhos mestres, nas viagens por Itália, e conservou a admiração por Ingres, no traço e no estilo linear. Degas apreciava tudo o que era fora do comum. Chocava por uma paleta discordante, nos dizeres do público da época, em que era capaz de colocar lado a lado um violeta intenso e um verde ácido. A escolha dos temas era frequentemente pouco convencional. Influenciado pela estética naturalista, retratou a vida parisiense,nos seus vícios, como em O Absinto (1876-77), e costumes. A frequência da vida noturna de Paris, e principalmente da Ópera, levou-o a multiplicar os ângulos de visão e os enquadramentos insólitos, que mais tarde o cinema e a fotografia iriam banalizar. Em A Bailarina (1876), Degas exprime a beleza fugidia da dança, e neste aspeto pode considerar-se que está a ser "impressionista". Embora a bailarina se encontre completamente à direita, a composição é assimetricamente equilibrada pela mancha escura do que será o chefe do corpo de baile.
Tradicionalmente, a arte ocidental respeita a unidade de composição. As formas surgem ligadas a outras formas,criando um movimento ou um conjunto de linhas no espaço. A arte oriental, pelo contrário, baseia essa relação no acentuar de certos grafismos ou cores e levando em linha de conta o espaço "entre", o vazio. Degas não deixou de tomar conhecimento da exposição de gravuras japonesas realizada em Paris em 1860, assimilando o delicado traço das composições. Os objetos deixam de ser olhados como objetos em si, a retratar fielmente, mas são representados pelas qualidades pictóricas que podem emprestar ao conjunto do quadro. Nas numerosas versões de Depois do Banho, é desenvolvido o tema de mulheres fazendo a toilette. O pintor experimenta vários processos técnicos: a aguarela, o pastel, a água-forte, a litografia, o monotipo. Nos últimos anos, devido às dificuldades devisão, trabalhou quase exclusivamente com cera, pastel e barro. A sua paleta ganhou mais força e luminosidade,enquanto as formas se simplificaram.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Vasco da Gama regressa a Lisboa, depois de ter realizado a 1ª viagem Marítima à Índia no dia 18 de Setembro de 1499



No dia 18 de setembro de 1499 Vasco da Gama regressava a Lisboa após ter realizado com a sua Armada a primeira viagem marítima para Índia. Faz hoje 519 anos

Jimi Hendrix, músico norte-americano, morreu a 18 de Setembro de 1970

Alexandre Herculano, escritor, historiador e político português, morreu a 18 de Setembro de 1877

O imperador romano Domiciano, foi assassinado a 18 de Setembro de 96

O Congresso de Viena inicia-se a 18 de Setembro de 1814

A inauguração do Palácio de Cristal, no Porto, foi a 18 de Setembro de 1865




O Palácio de Cristal (1865 — 1951) foi um edifício que existiu no antigo campo da Torre da Marca, na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto, em Portugal. Inaugurado em 1865, o Palácio de Cristal original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Rosa Mota. O Palácio de Cristal, da autoria do arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, foi construído em granito, ferro e vidro, tendo o Crystal Palace londrino por modelo. Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves. A sua construção iniciou-se em 1861, sendo inaugurado em 18 de Setembro em 1865 pelo rei D. Luís. Foi concebido para acolher a grande Exposição Internacional do Porto, organizada pela então Associação Industrial Portuense, hoje Associação Empresarial de Portugal. A Exposição Industrial, para além de contar com a visita oficial do rei D. Luís, de Dona Maria Pia e do príncipe herdeiro, contou ainda com 3.139 expositores, dos quais 499 franceses, 265 alemães, 107 britânicos, 89 belgas, 62 brasileiros, 24 espanhóis, 16 dinamarqueses e ainda representantes da Rússia, Holanda, Turquia, Estados Unidos e Japão. Em 1933, o edifício e os respectivos jardins foram adquiridos pela Câmara Municipal do Porto. Ao longo dos seus 86 anos de existência, o Palácio de Cristal acolheu muitas outras exposições, destacando-se a exposição das rosas, em 1879, a exposição agrícola, em 1903 e a Exposição Colonial, inaugurada em Junho de 1934. Desta última exposição sobrevive o Monumento ao Esforço Colonizador Português, actualmente colocado no topo oeste da Avenida do Marechal Gomes da Costa. O Palácio de Cristal foi ainda um importante espaço de cultura, contendo um órgão de tubos que era dos maiores do mundo. Foi neste palácio que se realizaram importantes concertos do compositor Viana da Mota ou da virtuosa violoncelista Guilhermina Suggia. O palácio foi destruído em 1951, tendo-se erguido no seu lugar uma nave de betão armado, a que foi dado o nome de Pavilhão dos Desportos, segundo projecto do Arquitecto José Carlos Loureiro e do engenheiro António dos Santos Soares e a pretexto do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. O edifício foi demolido em menos de um ano, sendo destruído à martelada o órgão de tubos. Devido à contestação popular à demolição, a designação Palácio de Cristal tem sobrevivido até aos nossos dias.