Previsão do Tempo

domingo, 26 de dezembro de 2010

Henry Mil­ler foi um escri­tor norte-​americano, que nas­ceu a 26 de Dezem­bro de 1891


Henry Mil­ler foi um escri­tor norte-​americano, que nas­ceu a 26 de Dezem­bro de 1891
, em Nova Ior­que, e fale­ceu a 7 de Junho de 1980, na Cali­fór­nia. Foi edu­cado em Bro­o­klyn, deno­tando desde cedo o espí­rito rebelde e indi­vi­du­a­lista que o leva­ria a rejei­tar a uni­ver­si­dade em prol de aven­tu­ras inte­lec­tu­ais, sexu­ais e lite­rá­rias.
Par­tiu para a Europa em 1930 e o romance auto­bi­o­grá­fico, Tro­pic of Can­cer, foi publi­cado em Paris em 1934, sendo, con­tudo, banido durante déca­das nos Esta­dos Uni­dos da Amé­rica e Ingla­terra. Seguiram-​se tra­ba­lhos comoTro­pic of Capri­corn, The Colos­sus of Maroussi,The Air-​Conditioned Night­mare e a sequên­ciaSexus, Ple­xus e Nexus conhe­cida como The Rosy Cru­ci­fi­xion, nos quais funde espe­cu­la­ção meta­fí­sica com cenas de sexo explí­cito, pas­sa­gens sur­re­ais e cenas de comé­dia gro­tesca.
Em 1944 instalou-​se na Cali­fór­nia e, ape­sar de pro­nun­ci­a­men­tos crí­ti­cos nega­ti­vos, veio a ser aceite como uma figura cen­tral na luta pela liber­dade pes­soal e lite­rá­ria tendo influ­en­ci­ado con­si­de­ra­vel­mente a deno­mi­nada “Beat Gene­ra­tion”.

Sem comentários:

Enviar um comentário