Previsão do Tempo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Efemérides do dia 22 de Janeiro de 2010


 Principais acontecimentos registados a 22 de Janeiro, na História do Mundo:

 1517 - Forças turcas tomam a cidade de Cairo (Egípto).

1552 - Edward Seymour, duque de Somerset, é decapitado em Inglaterra, acusado de traição.

1655 - Oliver Cromwell dissolve o parlamento britânico.

1760 - Os franceses são derrotados pelos britânicos, comandados por Eyre Coote, em Wandewash, na Índia.

1771 - A Espanha concorda em ceder as ilhas Malvinas (Falkland) à Grã-Bretanha.

1852 - A família de Orleans é banida de França.

1879 - Cerca de quatro mil guerreiros Zulus, fortemente armados, atacam uma guarnição britânica em Rorkes Drift, África do Sul, sendo repelidos durante 12 horas por apenas 139 soldados.

1901 - Morre a rainha Vitória, após 63 anos de permanência no trono britânico, o reinado mais longo da história da Grã-Bretanha.

1918 - Proclamação em Kiev da República Popular da Ucrânia, cujo governo declara-se Independente.

1925 - Proclama-se a primeira República Albanesa.

1944 - Forças aliadas iniciam o desembarque em Anzio (Itália), no decorrer da II Guerra Mundial.
 
1957 - As forças israelitas completam a retirada da península do Sinai, mas permanecem na faixa de Gaza.
 
1959 -  Morre aos 77 anos de idade, vítima de um ataque cardiaco, o célebre realizador cinematográfico norte-americano, Cecil D. De Lille em Los Angeles.

 1961 - Henrique Galvão ocupa e desvia para o Brasil o paquete Santa Maria, com o objectivo de chamar a atenção do mundo para a ditadura de Salazar.
 
1972 - Entram para a CEE a Grã-Bretanha, Dinamarca, Irlanda e a Noruega (este último país abandonaria a organização na sequência de um referendo nacional sobre a questão).
 
1980 - O Governo soviético anuncia a detenção do físico Andrei Sakharov, Prémio Nobel da Paz, e a destituição dos seus títulos oficiais, nomeadamente o de heroí do trabalho socialista.
 
1986 - São condenados à morte os três réus, todos sikh, do julgamento relativo ao assassínio da primeiro-ministro indiano, Indira Gandhi.
 
1988 - Morre o guitarrista e compositor espanhol Sebastian Maroto aos 58 anos(entre outros trabalhos musicou as bodas de sangue de Frederico Garcia Lorca e 25 poemas de Jacques Prevert).

 1989 - Andrei Sakharov, cientista e activista soviético dos direitos humanos, é nomeado, em reunião pública, candidato de Moscovo às próximas eleições gerais.
 
1990 - Os líderes da linha da frente, reunidos em Lusaka (Zâmbia), condenam a atitude do governo Hungaro de estabelecer relações de cooperação com o país do Apartheid.
 
1991 - O acusador público panamenho revela em tribunal que o general Noriega recebeu da CIA, durante 15 anos, uma mesada, em dólares.
 
1994 - Morrem 26 bombeiros, 17 dos quais menores de idade, durante extinção de um incêndio em Puerto Madryn na Argentina.

 1995 - Dezanove pessoas morrem (dezoito dos quais militares) e 65 feridos num atentado suicida perpetrado por dois extremistas de Yihad Islâmica em Beit Lit, (Israel).
 
         - Morre Rose Fitzgerald Kennedy aos 104 anos de idade, matriarca do clã Kennedy.
 
         - Extremistas islâmicos palestinianos, matam, num atentado suicida em Israel, 18 pessoas.
 
1998 - A revista Newsweek revela que o presidente Clinton dos EUA teve um caso amoroso com Mónica Lewinsky, uma jovem estagiária da Casa Branca.
 
1999 - A Republica de Angola adere a Comunidade Económica da África Central dos Estados da África Central (CEEAC), em Libreville (Gabão), um dia depois de os Presidentes dos estados membros terem participado numa reunião da organização à margem da investidura do presidente Omar Bongo.
 
2005 - A INTERPOL (Policia Internacional) entrega às autoridades moçambicanas Aníbal dos Santos Junior, o cérebro do assassínio do jornnalista Carlos Cardoso, na sequência da sua expulsão do Canadá, depois de fugir da cadeia de Maputo.

           - O Candidato Aníbal Cavaco Silva, apoiado pelo PSD e CDS-PP, vence as eleições em Portugal, com 50,6 por cento dos votos.

2006 - Evo Morales assume a presidência da Bolívia.

          - Cavaco Silv é eleito presidente da República de Portugal.

2008 - O Iraque adopta nova bandeira.

             Este é o vigésimo segundo dia do ano. Faltam 343 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário