Previsão do Tempo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Efemérides do dia 25 de Fevereiro de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 25 de Fevereiro:

1308 - Eduardo II, um dos responsáveis pela divisão do Parlamento britânico entre a Casa dos Lordes e Casa dos Comuns, é coroado Rei.

1545- Os escoceses derrotam às forças inglesas em Andrum Moor.

1558 - Morre Leonor da Áustria, rainha de Portugal e França.

1570 - O Papa Pio V excomunga a rainha Isabel I de Inglaterra

1577 - Morre Erik XIV, rei da Suécia.

1601 - O conde inglês de Essex é executado por alta traição

1643 - Nasce Ahmed II, sultão otomano.

1713 - O rei Carlos XII, da Suécia, é feito prisioneiro pelo sultão da Turquia.

1836 - O norte-americano Samuel Colt patentea o primeiro revólver.

1848 - Proclama-se a República em França.

1870 - Nos EUA, Hiram R. Revels, um membro do Partido Republicano, representando o estado do Mississipi, torna-se no primeiro negro a ser eleito para o Senado. Assume o seu posto ao jurar servir no mandato provisório em substituição do Senador Jeffer Son Davis.

1873 - Nasce, em Nápoles, o tenor italiano Enrico Caruso.

1885 - A Alemanha anexa as regiões africanas do Tanganica e Zanzibar.

1888 - Nasce John Foster Dulles, secretário de estado norte-americano e director da CIA.

1943 - O África Korps do general Rommel é obrigado a recuar pelo desfiladeiro de Kassenine, na Tunísia, apenas cinco dias após ter conseguido atravessar o mesmo desfiladeiro, durante a II Guerra Mundial.

1944 - O exército britânico consegue que os japoneses abandonem o desfiladeiro de Ngakyedyauk, na Birmânia, na II Guerra Mundial..

1947 - O Governo português cessa as restrições ao consumo de energia eléctrica, em vigor desde II Guerra Mundial.

1948 - O Partido Comunista checo assume o poder na Checoslováquia.

1954 - Gamal Abdel Nasser torna-se primeiro ministro do Egipto.

1956 - O primeiro-ministro soviético, Nikita Krutschev, denúncia, perante o congresso do partido comunista da URSS, a política de Joseph Estaline.

1961 - O Kuwait ascende a independência.

1971 - O presidente norte-americano, Richard Nixon, termina a visita oficial a Pequim, com a promessa dos dirigentes chineses de serem envidados todos os esforços no sentido do desenvolvimento das relações normais entre os dois países.

1976 - Os EUA vetam a resolução das Nações Unidas de censura à anexação de Jerusalém por Israel.

1977 - O governo português aprova a desvalorização do escudo em 15 por cento.

1979 - O presidente dos EUA, James Carter, convida o presidente egípcio, Anwar Sadat, e o primeiro-ministro israelita, Menahem Begin, para uma ronda de conversações, convite recusado por Sadat.

- A URSS lança para o espaço a nave "Soyuz", com dois cosmonautas a bordo.

1980 - O presidente dos EUA, James Carter, cancela a produção do bombardeiro "B-1" e o desenvolvimentos dos mísseis "cruzeiro" balístico intercontinental "MX".

1981 - O parlamento espanhol empossa o novo governo, chefiado por Leopoldo Calvao Sotelo, depois de retomar a sessão interrompida pelo sequestro dos parlamentares, levado a cabo pelo tenente-coronel Tejero Molina.

1983 - O Escritor norte-americano Tenesse Willians é encontrado morto, num hotel de Nova Iorque.

1986 - Ferdinando Marcos abandona Manila, refugiando-se na ilha norte-americana de Guam, após a líder da oposição, Corazon Aquino, ter tomado posse como presidente das Filipinas e ter formado governo.

1987 - A associação de escritores da União Soviética anula a decisão, tomada há 30 anos, de expulsão do seu seio o escritor Boris Pasternak, falecido em 1960 e prémio Nobel da literatura no ano seguinte.

1990 - Eleições presidenciais na Nicarágua dão vitória a Violeta Chamorro, de 60 anos de idade, da União Nacional da Oposição, derrotando o dirigente sandinista Daniel Ortega.

1991 - Os países do Pacto de Varsóvia aprovam a dissolução da organização militar criada em 1955, em resposta à OTAN.

- Um missil Scud iraquiano atinge uma base militar americana em Dharan na Arábia Saudita provocando a morte 28 marines norte-americanos durante a Guerra do Golfo.

- Saddam Hussein aceita a resolução 660 do Conselho de Segurança da ONU (retirada das tropas iraquianas do Kuwait), mas os combates prosseguem enquanto o comando aliado aguarda que o regime iraquiano aceite a totalidade das doze resoluções emitidas pelas Nações Unidas.

1993 - Kim Yong-sam é eleito presidente da Coreia do Sul, o primeiro civil a ocupar o cargo.

1994 - Um colono israelita dispara contra um grupo de palestinianos em oração numa mesquita de Hebron, na Cisjordânia, provocando a morte de 63 deles.

1996 - O movimento de resistência islâmica Hamas efectua dois atentados bombistas, em Jerusalém e Ashkelon, provocando 27 mortos e 80 feridos.

2003 - A União Europeia chega a acordo sobre "o primeiro instrumento de "imigração legal", projecto de directiva comunitária sobre o direito de reunificação familiar de imigrantes.

2004 - A Líbia começa a destruir cerca de 3.300 bombas preparadas para receberem ogivas químicas.

2005 - Rússia e Irão assinam um acordo de fornecimento de combustível nuclear russo para a futura central nuclear iraniana.

Este é o quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 310 dias acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário