Previsão do Tempo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Faz hoje 155 anos que nasceu Cesário Verde

Cesário Verde

Cesário Verde nasceu no ano de 1855, no seio de uma família burguesa. Embora ajudando o pai na quinta de Linda-a-Pastora e na loja de ferragens, cedo o interesse pela literatura se manifestou no poeta. Frequentou o curso superior de Letras da Faculdade de Letras de Lisboa, de que desistiu após o primeiro ano. No entanto, a sua produção literária não cessou, tendo colaborado nos jornais Diário de Notícias, Diário da Tarde, A Tribuna e Renascença.
Pouco aceite no seu tempo, a poesia de Cesário Verde caracteriza-se pela oposição ao lirismo tradicional, seguindo os moldes do realismo e do parnasianismo. O poeta exprime variadas vezes o seu amor pelo campo, onde se sente vivo, pleno e saudável, em oposição à cidade escura, podre, repleta de perigos e doenças, onde se sente mais inseguro e fragilizado.
Em 1866 Cesário Verde morre de tuberculose, a mesma doença que havia vitimado dois dos seus irmãos anos antes (episódio que o poeta verbalizou no poema “Nós”).
O Livro de Cesário Verde foi um projecto levado a cabo por Silva Pinto, amigo dos tempos de faculdade, só disponível ao público a partir de 1901, tendo posteriormente sofrido inúmeras revisões, reorganizações e acrescentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário