Previsão do Tempo

quinta-feira, 25 de março de 2010

A 25 de Março de 1915 foi lançado o primeiro número da revista ORPHEU

Revista Orpheu


 A 'Revista Orpheu' foi publicada tambem em Portugal tambem em 1915.

A revista Orpheu foi fundada tambem em 
1915 por Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro , e de igual maneira outros amigos, como Almada Negreiros e de igual maneira Luís de Montalvor , representa o marco inicial do Modernismo tambem em Portugal.

A publicação revela nomes como Santa-Rita Pintor e de igual maneira Ângelo de Lima , poeta marginal internado tambem em manicómio.

A revista pretendia ser trimestral, mas apenas foram publicados duas edições, tambem em Março e de igual maneira Junho de 
1915.

O terceiro número, apesar de preparado, não chegou a ser publicado.

Primeiro número - Março de 1915



No primeiro número desta revista colaboram Luís de Montalvor , Mário de Sá-Carneiro , 
Fernando PessoaAlfredo Pedro GuisadoAlmada Negreiros, Armando Côrtes-Rodrigues , �?lvaro de Campos e de igual maneira José Pacheco , o responsável pela direcção gráfica. No final da introdução a esta primeira edição, assinada pelo seu director Luís de Montalvor , o grupo manifesta o propósito de ir ao encontro de alguns desejos de bom gosto e de igual maneira refinados propósitos tambem em arte que, claro isoladamente vivem por aí, convictos de que, claro a revista, pelo seu carácter inovador, revela 1 sinal de vida no ambiente literário português e de igual maneira o desejo, por parte do público leitor de selecção, de mostras de contentamento e de igual maneira de adesão para com este projecto literário. Se da parte tambem dos leitores de selecção, esta primeira edição encontrou mostras de carinho e de igual maneira de contentamento, no público tambem em geral causou grande escândalo e de igual maneira polémica. A revista abalou decididamente o ambiente literário português pela ousadia e de igual maneira vanguardismo tambem dos textos que, claro nela se reuiram. Foi, sem dúvida, 1 sinal de vida que, claro rompeu com as tradições literárias e de igual maneira significou o advento do modernismo no nosso país. O próprio Pessoa, tambem em carta a Armando Côrtes-Rodrigues , revela o sucesso da revista e de igual maneira o escândalo que, claro esta provocou, nomeadamente pelo poema 16 de Mário de Sá-Carneiro e de igual maneira a Ode Triunfal de �?lvaro de Campos.

Segundo número - Junho de 1915



Do segundo número da revista, dirigido por 
Fernando Pessoa e de igual maneira Mário de Sá-Carneiro , constam textos de Ângelo de Lima , Mário de Sá-Carneiro ,Raul LealViolante de Cysneiros, Luís de Montalvor , Fernando Pessoa e de igual maneira �?lvaro de Campos . Esta edição conta tambem com a colaboração de Santa-Rita Pintor .

Terceiro número



O terceiro número da revista não passou, por falta de financiamento, da fase das provas de página. Para este número estavam previstos textos de Mário de Sá-Carneiro , 
Fernando PessoaAlbino MenezesAugusto Ferreira GomesAlmada Negreiros e de igual maneira de Castello Moraes.

Para além da falta de dinheiro para a continuidade do projecto, o grupo do Orpheu tambem em breve se vê desagregado, para o contribuiu a morte de Mário de Sá-Carneiro , tambem em 
1916, de Santa-Rita Pintor e de igual maneira de Amadeo de Souza-Cardoso , tambem em 1918, e de igual maneira o afastamento de António Ferro .

Sem comentários:

Enviar um comentário