Previsão do Tempo

quarta-feira, 31 de março de 2010

A 31 de Março de 1732 nasce Josepf Haydn

Franz Joseph Haydn
(Rohrau an der Leitha, 1732 - Viena, 1809
 
Músico austríaco. Ainda criança canta no coro da Catedral de Viena, onde estuda canto e aprende a tocar o clavecino e o violino. De família humilde, ao mudar-lhe a voz (1748) tem que abandonar o coro e passa uma época difícil. Em 1755 escreve uma série de composições por encomenda de um aristocrata e, em 1761, entra ao serviço dos príncipes Esterhazy. É director musical da sua casa entre 1766 e 1790 e compõe inumeráveis obras. Em 1784, uma loja parisiense encomenda-lhe seis sinfonias, que se contam entre as suas obras mais belas. Poucos anos mais tarde, Salomon, director dos concertos de Hannover Square, chama-o a Londres como director de concertos. Haydn muda-se para ali, onde é recebido com entusiasmo e escreve algumas das suas melhores obras. Viaja para Londres por quatro vezes e nessa cidade compõe não menos de uma dezena de sinfonias. De regresso a Viena, continua a trabalhar até à sua morte. Desta última época datam os seus oratórios mais apreciados: A Criação e As Estações. Nessa época Beethoven, com quem trava conhecimento Bona, é seu aluno.    
A existência de Haydn pressupõe uma época fecunda na história da música, entre Bach e Beethoven. É um grande criador pela forma que sabe dar à sinfonia, forma posteriormente ampliada por Mozart (embora este morra antes dele) e levada ao máximo das suas possibilidades por Beethoven. De inspiração inesgotável, Haydn é dotado de graça, de encanto e de elegância, mas também de grandeza e de vigor. No que à orquestra se refere, pode dizer-se de Haydn que é o primeiro que sabe servir-se dos diferentes instrumentos que a compõem segundo a natureza e o carácter próprio de cada um deles.    
No que à música instrumental se refere, o catálogo das suas obras compreende cerca de uma centena de sinfonias, 77 quartetos de corda, 30 trios para diversas combinações instrumentais, mais de 30 sonatas para piano, 4 sonatas para violino, 20 concertos para piano, 9 concertos para violino, 6 para violoncelo, 16 concertos de flauta, coro, clarinete, órgão, bombardino e contrabaixo, 6 duos para violino e viola, 175 composições para bombardino, etc. Para música vocal compõe 24 óperas, 3 oratórios (A Criação, As Estações e O Regresso de Tobias), diversas cantatas, lieder, canções e peças soltas, missas, vários tedéus, um Stabat mater, ofertórios e diversos motetes e canções religiosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário