Previsão do Tempo

segunda-feira, 22 de março de 2010

Profissionais precisam-se...

Artigo enviado por Luís Carvalho

Num jogo que muitos sabiam já, ser tendenciosa a arbitragem do árbitro Jorge de Sousa, assistiu-se a um outro péssimo trabalho por parte de profissionais ligados ao evento, neste caso os comentadores da SIC.

Foi de péssima qualidade o serviço de cobertura do jogo da final da Taça da Liga entre Benfica e Porto, por parte da estação de televisão SIC.

Num jogo em que se assistiu a uma notável "actuação" do árbitro Jorge de Sousa, que cedo revelou que tinha orientações azuladas muito específicas de como conduzir o jogo, as quais levou à risca, assistiu-se ainda, por parte dos comentadores da SIC, a um branqueamento não só da actuação do árbitro, mas também às várias agressões, lances faltosos e ainda a um sem número de simulações por parte dos jogadores do Porto, que sabiam bastar deixarem-se cair para que o árbitro Jorge de Sousa, prontamente apita-se a "falta", como se verificou ao longo de todo o jogo. Mas vale a pena ver estes lances, mesmo. São todos iguais, o jogador do Porto vai a correr com a bola, sente que está um jogador do Benfica ao lado dele, deixa-se cair e... lá vem O Sr Jorge Sousa, olhos esbugalhados e cara de mau, a correr com os braços esticados na direcção da baliza do Benfica a apitar mais uma "falta".

Bruno Alves e Raul Meireles foram dois dos jogadores mais empenhados nas agressões aos adversários, sendo Bruno Alves de longe o mais empenhado, tanto que qualquer outro mediano árbitro, o teria facilmente expulso, várias vezes ao longo do jogo.
Enquanto isto acontecia no relvado, nas suas cabines frente aos microfones, os comentadores da SIC, lá se iam empenhando em desvalorizar certas jogadas ou então sopravam para o lado fazendo vista grossa a tantos outros lances e à promiscuidade que decorria dentro das linhas, entre o árbitro Jorge Sousa e o colectivo do Porto. De tal maneira evidente, que em alguns momentos do encontro, chegou a pensar-se que era a Bruno Alves que Jorge Sousa respondia, não só pelos modos violentos como o Portista passou o jogo a protestar com Jorge Sousa, mas principalmente por, depois da 2ª agressão a Cardozo por parte de Bruno Alves, Jorge Sousa se ter dirigido a este último e, muito respeitosamente, lhe pedir que não agredisse mais jogadores do Benfica.

Perante tudo isto, estes mesmos comentadores, ainda tiveram descaramento suficiente para criticar duramente o jogador do Benfica Fábio Coentrão, por uma entrada, desajeitada e aparatosa onde deixa a perna no ar derrubando um jogador do Porto. Mas foram ainda mais longe ao inventarem que Coentrão, depois, ainda agarra o jogador para o fazer cair, recriminando depois de forma severa a entrada e a intenção de Coentrão em lesar o jogador Portista. A bem da verdade digam-se 2 coisas, 1º, que é mentira pois o jogador do Porto já ia em queda e Fábio Coentrão apenas se protege com a mão de uma das pernas do jogador e 2º, que o comentador não foi imparcial ao fazer o comentário e houve intenção de prejudicar Fábio Coentrão. Não tenho problema algum em rectificar esta última observação, desde que o comentador em causa reconheça que não foi intencional o comentário mas que, isso sim, ele é que é um péssimo profissional, vê muito mal e quando não percebe o que se passou inventa qualquer coisa.

No final o Benfica ganhou e tudo isto ficará para trás. Mas bem se podem queixar os jogadores do Benfica pelos pontapés, murros, cabeçadas, pisadelas e outro género de agressões sofridas por estes ao longo de todo o jogo, sob o olhar permissivo da equipa de arbitragem mas também da equipa que fez a cobertura do jogo para a estação televisiva SIC.
Para bem do serviço público, bons profissionais precisam-se.


Autor: Luís Carvalho

PS: Bruno Alves e Raul Meireles, dois jogadores com falta de carácter, comportamento violento, covardes e sem respeito pelos colegas, terão lugar na selecção? Haverá bom ambiente no balneário?

Sem comentários:

Enviar um comentário