Previsão do Tempo

domingo, 30 de maio de 2010

A 31 de Maio de 1809, morreu Joseph Hayden

Joseph Haydn (1732/1809 ) - Uma Biografia
.
Nasceu durante o período barroco, em Rohrau - Áustria (próximo da fronteira com a Hungria).
Apesar de não ter historial de músicos profissionais na família, a infância de Haydn foi impregnada de musicalidade com frequentes serões de canto.
Seu pai era tenor amador e fazia-se acompanhar sempre de uma harpa, embora não soubesse ler uma nota musical (cantava e tocava de ouvido).
 .
O dom de Haydn para a música, começou cedo e seus pais resolveram enviá-lo  para casa de um familiar que era mestre capela em Hainburg. Com Johann Matthias Franck, aprendeu a tocar cravo e violino, mas apesar de tudo foi um período difícil para o jovem, que passava fome e por algumas humilhações, em casa deste seu parente.
 .
Em 1740, descoberto o seu enorme talento vocal, foi enviado para Viena onde trabalhou durante nove anos como cantor. Aos 18 anos, foi expulso por já não ter voz apropriada para cantar num coro infantil.
Nos anos que se seguiram, Haydn tornou-se músico ambulante, chegando mesmo a dormir na rua. No entanto, isto levou-o a introduzir-se nos meios intelectuais da época e em 1753 tornou-se secretário do então famoso Nicola Porpora com quem aprende os fundamentos da composição.
Em 1756 compõe algumas missas e sua primeira ópera (que acabou por se perder).
Em 1759 consegue o seu primeiro cargo importante, como mestre capela para o conde Karl Von Morzin. Haydn, passa a dirigir a orquestra do conde e compõem as suas primeiras sinfonias. Alguns anos mais tarde, devido a problemas financeiros é dissolvida esta aliança e Karl Von Morzin dispensa os serviços de Haydn.
Haydn passa então, a exercer funções como mestre capela assistente para a família dos príncipes de Ezsterhazy.
Nicolaus I Ezsterhazy torna-se seu mecenas e concede-lhe todos as condições necessárias para o seu desenvolvimento musical.
Com a morte do mestre capela, passa Haydn a exercer essas funções.
Fica ao serviço da família por mais de trinta anos, período durante o qual o seu estilo musical amadurece.
Em 1781 estabelece uma sólida amizade com Mozart e os dois influenciam-mutuamente. Mozart chega mesmo a dedicar seis dos seus quartetos, ao amigo.
 .
Em 1790, com a morte de príncipe dissolve-se a estrutura musical da família Ezsterhazy e Haydn fica livre de obrigações. Resolve então, aceitar a proposta do violinista Johann Peter Salomon, para conduzir uma grande orquestra, em Inglaterra. Para a ocasião, compõe as suas últimas doze sinfonias, que obtiveram grande sucesso.
É durante os seus últimos anos de vida que Haydn compõe grandes obras para coro e orquestra, tais como A CriaçãoAs EstaçõesTe Deum. Estas obras marcam o ponto máximo na sua obra musical.
A partir de 1802 devido à sua debilidade física, Haydn vê-se obrigado a abandonar a composição.
Em 1809 morre (aos 77 anos de idade), durante um bombardeamento nas vésperas da tomada de Viena pelo exército de Napoleão Bonaparte.
 .
Figura fundamental na evolução do estilo clássico, Haydn personifica o classicismo vienense ao lado de figuras como Mozart e Beethven. Foram até apelidados de “A trindade vienense”.
Considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, foi também o primeiro a integrar a fuga e outros modelos contrapontísticos à forma clássica.
É através da inovação na música instrumental que Haydn ganha notoriedade
Haydn era um autodidacta, afastado da corrente musical da sua época; o compositor disse que este isolamento o forçou à originalidade.
As 104 sinfonias de Haydn constituem um marco importante na história da música clássica.

Sem comentários:

Enviar um comentário