Previsão do Tempo

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A 6 de Maio de 1447, D. Afonso V casa com sua prima , a futura rainha D. Isabel de Portugal

D. Afonso V, cognominado O Africano pelas conquistas que fez no norte de África, décimo segundo Rei de Portugal (terceira da dinastia de Avis), nasceu em Sintra a 15 de Janeiro de 1432 e morreu na mesma vila a 28 de Agosto de 1481. Era filho do Rei Duarte de Portugal e de sua mulher, a Princesa Leonor de Aragão. Afonso V suceseu a seu pais em 1438 comapenas 6 anos.
            Durante a sua menoridade, Portugal foi regido pela sua mãe, Leonor de Aragão, de acordo com o desejo expresso em testamento pelo Rei Duarte de Portugal. No entanto, por ser mulher e estrangeira, Leonor de Aragão não era uma escolha popular e a oposição cresceu. O único aliado da Rainha mãe era Afonso, irmão ilegítimo de Duarte e Conde de Barcelos.
            Em 1442. D. Afonso noemeia este tio como primeiro Duque de Bragança. Com este título e terras adjacentes, D. Afonso torna-se no homem mais poderoso de Portugal e num dos mais ricos da Europa. Para assegurar a sua influência junto de D. Afonso, D. Pedro organiza o casamento do jovem Rei com a sua filha Isabel de Coimbra.
            D. isabel de Portugal, D. Isabel de Lencastre, d. Isabel de Avis ou D. Isabel de Coimbra, casou em 6 de Maio de 1447 com o seu primo direito D. Afonso V.
            A rainha D. Isabel viveu desde a infância um belo caso de amor com o seu Rei e primo, junto de quem foi criada na corte de seu pai, o regente, e que lhe retribuia com fervor essa afeição. Sofreu cruel desgosto com a intriga urdida pelo 1º Duque de Bragança contra seu pai, que veio a culminar na Batalha de Alfarrobeira, não tendo este incidente no entanto diminuido a afeição a confiança absoluta existentes entre o Rei e a sua Rainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário