Irei falar de tudo e do nada. Histórias e estórias. Coisas pensantes e desconcertantes. Fundado a 30 de Novembro de 2009 numa 2ª Feira
Previsão do Tempo
segunda-feira, 26 de julho de 2010
A 27 de Julho de 1866 ?, nasceu António José de Almeida
Em 23 de Março de 1890 publicou no jornal académico "O Ultimatum", o artigo Bragança, o último que produziu enorme eco no país, sendo o autor processado. Defendeu-o o Doutor Manuel de Arriaga mas foi condenado a três meses de prisão o que espalhou o seu nome, até aí apenas conhecido entre os condiscípulos. Publicou então, o livro Desafronta e Palavras de um intransigente.
No funeral de Rafael Bordalo Pinheiro, conquistou as admirações pela brilhante e ousada oração que pronunciou. Tornou-se um dos mais queridos chefes da republicanos, cercou-o verdadeira aura popular. Combateu em comícios ao lado de Afonso Costa, Alexandre Braga, Bernardino Machado, Manuel de Arriaga e outros célebres oradores do movimento democrático. Foi eleito deputado do seu partido em 1906.
Proclamada a República, foi escolhido para a pasta do Interior no Governo Provisório. Fundou o jornal "República", em cujas páginas combateu veemente os processos do governo, contrários à sua maneira de sentir.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário