Em novembro de 1885, a Marinha Espanhola encomendou aos estaleiros ingleses de Clydebank, um navio destinado a combater torpedeiros, que seria construído de acordo com o conceito desenvolvido pelo seu oficial superior Fernando Villaamil. O navio, baptizado de Destructor, foi lançado em 1886. O seu projeto era o de uma grande canhoneira-torpedeira, com 380 t de deslocamento, armada com uma peça de 90 mm Hontoria, quatro metralhadoras Nordenfelt de 57 mm, duas peças Hotchkiss de 37 mm e 3 tubos lança-torpedos Schwarskopf. Tinha uma guarnição de 60 homens e atingia os 22,5 nós de velocidade. Pela sua artilharia, velocidade, dimensões, concepção específica para caçar torpedeiros e capacidade oceânica, o Destructor é considerado o primeiro contratorpedeiro do Mundo a ser construído.
Pensa-se que o Destructor influenciou a designação e o conceito dos contratorpedeiros desenvolvidos, posteriormente, pela Royal Navy. Pouco depois, esta marinha iniciou experiências com a classe Rattlesnake de 17 grandes torpedeiros, a primeira classe de navios projetados para combater torpedeiros. Nos testes os Rattlesnake demonstraram ser, marginalmente, mais rápidos que os torpedeiros, mas não, suficientemente, rápidos para serem decisivos. Os primeiros navios britânicos a terem a designação, oficial, de "torpedo boat destroyers (TBD)" foram os dois navios da classe Havoc, lançados em 1893. Os Havoc dispunham de 240 t de deslocamento, uma velocidade de 27 nós e estavam armados com uma peça de 76 mm, três peças de 57 mm e três tubos lança-torpedos de 460 mm. Tanto a sua velocidade como a sua autonomia já lhes permitiam acompanhar a esquadra de guerra.
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