Previsão do Tempo

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Francesco Petrarca ,terá nascido a 20 de Julho de 1304



O Poeta italiano Francesco Petrarca, como quase todos os autores dessa época tem datas de nascimento e falecimento incertas. Acredita-se que ele tenha nascido no ano de 1304 e falecido em 1374.

Além de ter fixado a forma do soneto, 
Petrarca é considerado o pai Humanismo, devido a suas poesias de intenso conhecimento humanista e por ser o principal precursor desse movimento que espalhou-se pela Europa, no período que corresponde à Transição da Idade Média à Idade Moderna.Petrarca nasceu em Arezzo e, em 1312, muda-se com a família para Avignon, na França. Por influência do pai que era advogado, começa em 1316 a estudar Direito em Montpellier, continuando o curso em Bolonha, em 1320.

Com a morte do pai, em 1326, interrompe os estudos e volta a Avignon, onde se aprofunda na literatura. Em abril de 1327, vê Laura (provavelmente Laura Novaes, casada com Hugo de Sade) na porta da Igreja de St. Clare e apaixona-se por ela, dedicando a ela um amor não correspondido até o fim da vida. Os poemas de Rime e Canzoniere mostram a intensidade desse amor.
Em 1333, viaja pela França e lê manuscritos clássicos nas bibliotecas monásticas. Em 1337, visita Roma pela primeira vez. De volta a Avignon, busca refúgio no Monte Vaucluse para seus momentos de meditação. Em 1353, vai para Milão, onde permanece por oito anos. Transfere-se em 1361 para Pádua e depois para Veneza, onde recebe várias vezes a visita de Boccaccio. Ainda em fase de intensa produção literária, muda-se para uma casa de campo em Arquà, onde morre de malária.

Sem comentários:

Enviar um comentário