Previsão do Tempo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Matilde Ribeiro nasceu em Flórida Paulista, interior de São Paulo, em 29 de Julho de 1960


Matilde Ribeiro nasceu em Flórida Paulista, interior de São Paulo, em 29 de Julho de 1960. Solteira, é a segunda de uma seqüência de seis filhas de dois casamentos do pai. Nos primeiros anos de vida em Adamantina, cidade próxima a Flórida Paulista, migrou com a família para Osasco, na Grande São Paulo, onde viveu até seus vinte e poucos anos.

Após, residiu na Zona Oeste da capital paulista, onde se dedicou à formação em Serviço Social e ao mestrado em Psicologia Social na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Atualmente, na mesma instituição, cursa doutorado em Serviço Social.

Em São Paulo, envolveu-se na militância no Movimento de Mulheres, no Movimento Negro e no PT (Partido dos Trabalhadores). Trabalha desde os 14 anos, quando conquistou o primeiro emprego com "carteira assinada". Foi operária, recepcionista, auxiliar administrativa e assistente social.
Como assistente social, trabalhou em ONGs (Organizações Não Governamentais) e no serviço público. De 1984 a 2002, atuou na Prefeitura de Osasco, na Prefeitura de São Paulo, na SOF (Sempre Viva Organização Feminista), no Instituto Cajamar, na Prefeitura de Santo André, na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e no CEERT (Centro de Estudos sobre Trabalho e Desigualdades).

No que se refere à militância, atuou em várias frentes. Fez parte do grupo fundador da Soweto Organização Negra, em São Paulo. Integrou o Fórum de Mulheres Paulistas e Brasileiras, o Movimento Nacional de Mulheres Negras e o Movimento Negro, também em fóruns paulistas e nacionais. No PT, sempre nas comissões e secretarias de mulheres e de negros, foi integrante da primeira gestão da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT.

Por conta dessa trajetória teve oportunidade de trabalhar em várias cidades brasileiras e também de participar de eventos e atividades internacionais. Fora do Brasil foram marcantes as participações no I Encontro Latino-Americano de Mulheres Negras (República Dominicana, 1992), na Conferência Preparatória da Conferência Mundial sobre a Mulher (Argentina - Mar Del Plata, 1994) e no Seminário sobre Gerenciamento Participativo para Áreas de Mananciais (Canadá – Vancouver, 1999).

Antes do convite para ser ministra do Governo Lula, Matilde Ribeiro integrou a Coordenação do Programa de Governo - Coligação Lula Presidente e a Equipe de Transição de Governo, representando a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, como responsável por sistematizar o Programa de Governo - Brasil sem Racismo e o Relatório de Transição de Governo sobre as Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Em 21 de março de 2003, assumiu o comando da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Sem comentários:

Enviar um comentário