Previsão do Tempo

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Arnaldo de Castro Nogueira, morreu a 11 de Agosto de 2006


Arnaldo de Castro Nogueira (Franca6 de setembro de 1920 — Brasília11 de agosto de 2006) foi um radialistajornalistaeconomista e político brasileiro.
De família simples, é um dos pioneiros da TV Brasileira. Foi locutor e radioator em cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais. Em 1944 se diplomou emEconomia na Faculdade de Ciências Econômicas Álvares Penteado, na cidade de São Paulo. No mesmo ano, foi para Inglaterra, onde se tornou correspondente da rádio BBC de Londres, voltando ao Brasil em 1948.
No início dos anos 1950 participou da inauguração da TV Tupi e começou a apresentar programas criados por ele mesmo que, posteriormente, registraram enormes sucessos. São eles: Falando Francamente (o primeiro talk-show da TV brasileira), Senhora Opinião (programa de entrevistas dedicado a personalidades do sexo feminino) e Idéias e Imagens (programa que procurava debater assuntos da época).
Nessa época, assumiu a direção da Rádio Nacional. Em 1954 entrou para a UDN (União Democrática Nacional) e tornou-se vereador, deputado estadual e federalpelo estado do Rio de Janeiro. Em Brasília, foi diretor do jornal O Globo por 22 anos. Também exerceu forte presença em diversos eventos em nome dasOrganizações Globo, na representatividade de Roberto Pisani Marinho.
Arnaldo Nogueira pode ser considerado um exemplo de vida, homem humilde, trabalhador, que nunca desistiu de lutar pelos seus objetivos. Faleceu com apenas 40% da visão, por causa de um glaucoma. Teve vários problemas de saúde antes de falecer. Suas memórias estão em seu livro Falando Francamente, o último projeto a que se dedicou. Uma grande curiosidade é que Arnaldo Nogueira faleceu no dia da televisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário