Lineu Moreira Dias (Santana do Livramento, 5 de outubro de 1928 — Rio de Janeiro, 3 de Agosto de 2002) foi um actor, contista, poeta, dramaturgo e tradutor brasileiro.
Teve sua estréia no teatro aos 25 anos em Porto Alegre, onde participou da juventude do Teatro do Estudante e do Teatro Universitário.
Cursou Interpretação e Direcção Teatral na Yale Drama School e foi professor de Interpretação na UFRGS.
Como escritor colaborou na revista literária Crucial, teve seus contos publicados nos jornais Correio do Povo, Estado de Notícias,estado de São Paulo e na Revista O Globo. Foi crítico de cinema e de dança.
Em 1995 recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Actor por sua interpretação na peça Minh’Alma, Alma Minha, peça de sua autoria.
Seu último trabalho foi em 2001, na minissérie Presença de Anita. Morreu um ano depois de falência múltipla dos órgãos.
Foi meu amigo em Porto Alegre. Educado.Gentil. Amigo.Grande intelectual. Atuamos juntos em " O pai !.Assisti seu trabalho em Presença de Anita. Sua falecida mulher, Lilian Lemertz também foi minha amiga e colega de teatro e TV, em Porto Alegre.Estou, a partir de hoje , contatar com Júlia, para lhe enviar fotos deles,quando atuamos juntos em O PAI.Lilian foi minha colega em diversos trabalhos no Canal 5 - Piratni.P.Alegre. CESAR MAGNO.- Curitiba, 24.05.2011.
ResponderEliminarLegal, gostei do post
ResponderEliminar