Previsão do Tempo

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A 28 de Setembro de 1542, João Rodrigues Cabrilho é o primeiro europeu a chegar ao actual estado da Califórnia



Monumento a João Rodrigues Cabrilho - Montalegre - Portugal

Ele, pela forma como descreveu a sua arriscada e grande viagem aos reis de Espanha, poderá e deverá ser considerado o primeiro jornalista do Novo Mundo. É pois também justo relevar esta sua faceta de homem da comunicação que, naqueles tempos, se exercia duma forma muito mais difícil que nos dias de hoje.
Por outra lado, João Rodrigues Cabrilho é dentre todos o herói mais ignorado daquela época áurea dos descobrimentos. Tanto em Portugal como em Espanha, João Rodrigues Cabrilho raramente é mencionado como figura de grande relevo. Em Espanha ainda se compreende porque está científicamente provado que ele era português e em Portugal porque outras figuras notáveis (felizmente são muitos os heróis portugueses de Quinhentos) ocupam o seu lugar. Portanto, há aqui uma obrigação acrescida dos portugueses em geral e dos barrosões em particular de lembrar a memória de João Rodrigues. Valha-nos o facto da comunidade de S. Diego da Califórnia, Estados Unidos da América, todos os anos, em finais de Setembro, comemorar a chegada de Cabrilho à baía desta linda cidade com um programa de âmbito nacional e de grandiosa espectacularidade. Portugal, Espanha, México, para além dos Estados Unidos fazem-se representar nessas comemorações americanas.
A pessoa por nós escolhida para falar sobre o herói das terras de Barroso é o Dr. João Soares Tavares, um investigador com obra de mérito e consagrada. Apesar de beirão, ele vem, mais uma vez, demonstrar com novos dados que João Rodrigues Cabrilho é de Lapela, de Cabril. Aliás, como será do conhecimento geral, hoje por hoje, e ao contrário de há duas ou três décadas atrás, ninguém contesta a naturalidade barrosã de João Rodrigues.
Contamos que na sessão compareçam os montalegrenses e os barrosões em geral para tomarem mais conhecimento da nossa história barrosã. É que lembrar os feitos dos nossos heróis e apontá-los como exemplo aos mais jovens é tarefa obrigatória de todos porque só deste modo se conseguirá uma sociedade mais justa e com mais autoestima.

Sem comentários:

Enviar um comentário