Previsão do Tempo

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Antônio da Costa Santos, foi assassinado a 10 de Setembro de 2001


Antônio da Costa Santos (São Paulo14 de junho de 1952 — Campinas10 de setembro de 2001), mais conhecido como Toninho do PT, foi um políticobrasileiro.
Filiado ao PT, exercia o cargo de prefeito de Campinas, quando foi assassinado a tiros.
Toninho estava há apenas oito meses no cargo de prefeito de Campinas. Sua atuação contra o crime organizado e as reduções em até 40% nos valores pagos em contratos a empresas de serviços como merenda escolar e limpeza urbana, somadas à insistência do prefeito em desalojar casas para a ampliação do aeroporto de Viracopos lhe renderam várias ameaças – o que reforça a hipótese de crime político.
Um inquérito policial concluiu que o prefeito, durante uma viagem que fazia de automóvel, foi morto sem nenhum motivo além do fato de cruzar por acaso com um bando de criminosos que na ocasião passava pelo local. O carro do prefeito teria inadvertidamente fechado o veículo dos bandidos e por causa disso eles atiraram na direção do prefeito. A última das três balas atingiu Toninho na artéria aorta, matando-o instantaneamente. Minutos antes, ele passara em uma loja doShopping Iguatemi para retirar ternos que havia comprado.
A família de Toninho não se conformou com o resultado do inquérito policial e pediu novas investigações. Os familiares do prefeito morto acreditam que o crime teve motivação política, bem como colegas de partido como José Genoíno, que declarou na ocasião que o assassinato de Toninho fora motivado por suas enérgicas ações contra o narcotráfico campineiro.
Curiosamente, pouco antes de sua morte, Toninho teve um mau pressentimento. Num discurso no Palácio dos Jequitibás, a sede da Prefeitura de Campinas, ele reafirmou que, caso algo lhe acontecesse, a primeira pessoa a assumir o cargo seria sua vice-prefeita, Izalene Tiene. Outro detalhe é que a cobertura de sua morte foi quase que completamente ofuscada pelos ataques de 11 de setembro de 2001, nosEstados Unidos, ocorridos na manhã seguinte à sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário