Previsão do Tempo

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Jimmy Carter, nasceu a 1 de Outubro de 1924



Jimmy Carter


James Earl Carter nasceu em 1924, no Estado da Geórgia, no sul dos EUA. O cultivo do amendoim, a política e a devoção à fé batista foram a base de sua criação. Após se formar em 1946 na Academia Naval em Annapolis, Maryland, ele serviu por sete anos como oficial naval.

Em 1962, ele entrou para a política da Geórgia e, oito anos depois, foi eleito governador. Ele enfatizou a ecologia, a eficiência do governo e a remoção das barreiras raciais. Carter anunciou sua candidatura à presidência em dezembro de 1974 e iniciou uma campanha de dois anos. Na Convenção Democrata, ele foi indicado na primeira votação. Realizando uma árdua campanha contra o presidente Gerald R. Ford, ele venceu a eleição de 1976.

Jimmy Carter aspirava tornar o governo "competente e compassivo". Seus feitos foram notáveis, embora seu governo tivesse de enfrentar crescentes custos de energia, inflação e continuidade das tensões internacionais.

Como presidente, Carter combateu os persistentes problemas da inflação e do desemprego. No final de seu governo, ele podia alegar um aumento de quase oito milhões de empregos e uma redução do déficit orçamentário. Infelizmente, a inflação e as taxas de juros atingiram altas quase recordes, e os esforços para reduzi-las causou uma curta recessão. 

Internamente, Carter lidou de forma competente com a escassez de energia, promoveu uma reforma do funcionalismo público e desregulamentou os setores de transporte rodoviário e as companhias aéreas.

Sua expansão do sistema de parques nacionais incluiu a proteção de mais de 41 milhões de hectares de terras do Alasca. Ele também criou o Departamento de Educação, escorou o sistema do Seguro Social e nomeou um número recorde de mulheres, negros e hispânicos para cargos públicos.

Nas relações exteriores, a defesa dos direitos humanos por Carter foi recebida friamente pela União Soviética e alguns outros países. Por meio do acordo de Camp David de 1978, ele ajudou a promover a paz entre o Egito e Israel. Ele obteve a ratificação dos tratados do Canal do Panamá.

Dando continuidade ao trabalho de seus antecessores, ele estabeleceu relações diplomáticas plenas com a República Popular da China e completou a negociação do tratado de limitação nuclear Salt 2 com a União Soviética.

Mas ocorreram reveses. A invasão soviética do Afeganistão causou a suspensão dos planos para ratificação do pacto Salt II. A notícia da tomada como reféns dos funcionários da embaixada dos Estados Unidos no Irã dominou os últimos 14 meses do governo.

As conseqüências do cativeiro de americanos no Irã, juntamente com a continuidade da inflação em casa, contribuíram para a derrota de Carter em 1980. Mesmo assim, ele prosseguiu nas difíceis negociações para libertação dos reféns. O Irã finalmente libertou os 52 americanos no mesmo dia em que Carter deixou o cargo.

Atualmente, Carter trabalha como umverdadeiro chanceler dos EUA, defendendo negociações de paz em regiões, como o Oriente Médio, onde ela é apenas um sonho distante.

Sem comentários:

Enviar um comentário