Previsão do Tempo

sábado, 18 de setembro de 2010

Marco Úlpio Nerva Trajano, nasceu a 18 de Setembro de 53



Marco Úlpio Nerva Trajano





O seu nome era Marco Úlpio Nerva Trajano, que em latim era Marcus Úlpius Trajanus.Nasceu em 53, nas províncias de Itálica, actual Península Ibérica e descendeu de uma família espanhola aristocrata. Sendo assim, e devido à sua origem, Trajano não era considerado “genuinamente” romano.
Trajano desenvolveu uma carreira militar brilhante para o seu tempo. Foi um excelente general, meticuloso administrador e o militar mais eficiente e experiente depois de Augusto. Também foi considerado por muitos romanos daquela época como o melhor dos imperadores. Apesar disso, foi graças à sua política de conquistas, que teve como finalidade alguns danos na economia do império.
Sob o governo de Trajano o Império alcançou as suas maiores proporções e acaba por conquistar aquilo que é hoje o sul da Inglaterra (Bretanha). O Império atingiu o sul da Europa, Mediterrâneo, Egipto, Norte de África, Gália, Ásia Menor, parte da Germânia e a maior parte da Bretanha e Mesopotâmia. O mapa a seguir apresentado dará uma maior percepção da dimensão do Império:



Trajano foi designado Imperador em 98, com uma nova dinastia imperial e um novo sistema de sucessão; em vez de ser por fidelação, passara a ser por adopção.
O seu reinado de 98 a 117 ficou marcado pelo alargamento das fronteiras a Este, e também pela implementação de um vasto programa de obras públicas que visava, entre outros objectivos, o melhoramento das condições de saúde, protegendo as famílias numerosas e órfãos. No entanto é recordado sobretudo pelas suas campanhas militares, o que levou as fronteiras do Império Romano até o seu ponto de máxima expansão.
Este Imperador tinha uma disciplina rígida e afirmava que todos os Imperadores deveriam ser “simples cidadãos”.
Em 91 foi nomeado cônsul por Domiciano. Após este período o seu filho adoptivo, Adriano, e o seu vastíssimo território geográfico conquistado (de Portugal ao Reino Persa, da actual Inglaterra até ao Egipto), passaram a ser as suas propriedades.
Trajano derrotou os Partas e os Arménios e lutou contra os Dácios, países actuais da Roménia e da Hungria.
Em 98 inicia-se uma nova dinastia Imperial e um novo sistema de sucessão por adopção em vez de filiação, já que Trajano fora adoptado por Nerva. O outro aspecto desta dinastia ser diferente das anteriores era o facto de Trajano ser o primeiro Imperador romano a nascer fora de Itália.
Em 101 Trajano começou a sua primeira guerra contra os Dácios, um povo que vivia na actual Roménia, cujo líder era Decébalo. A guerra terminou no ano seguinte, com a vitória romana na batalha de Tapae.
Entre 105 e 106, a segunda Guerra dos Dácios, durante a qual os romanos tomaram a capital dácia, Sarmizegetusa, e anexaram a Dácia como província do Império.
Estas guerras reflectem-se na Coluna de Trajano, que se levantou juntamente com o Fórum (Fórum de Trajano), onde foi colocada para celebrar as vitórias.



Forum de Trajano
Em 113, Trajano começou uma guerra, contra os Partas, a qual venceu, e onde foram integradas zonas no seu Império, tais como a Arménia, a Asíria e Mesopotâmia. Nesta altura existiram alguns problemas que ímpediram Trajano de conquistar mais territórios além destes.
Marco Úlpio Trajano conduz realizações no campo da arquitectura e urbanismo. No campo da arquitectura as obras realizadas foram, o Arco, em 114, em Benevento, este retratando a vida do Imperador Trajano, e onde mostra aspectos da politica e militares, a Coluna situada em frente ao seu templo, enquadrada numa pequena praça, que era um monumento inovador com funções funerárias e comemorativas, e ainda o Fórum em 114, o último, mas o mais monumental dos cincos fóruns imperiais construídos pelos seus antecessores.

Ao fundo do Fórum, construiu a Basílica Ulpia, duas bibliotecas, uma grega e outra latina e o Templo de Trajano para oculto imperial. Estas obras arquitectónicas corresponderam ao seu espírito empreendedor.

No campo do urbanismo realizaram-se construções necessárias para facilitar a romanização e melhorar as condições de vida dos cidadãos, abrindo caminhos em terras distantes, criando novas vias, aquedutos e pontes, entre os quais o que foi construído sobre o Danúbio para facilitar a conquista da Dácia. Também levantou edificações que contribuíram para a imortalização da sua memória e que deram um aumento na diversão dos romanos, como teatros, anfiteatros e circos. Em todas estas obras, Trajano contou com os serviços do maior arquitecto da Roma Imperial, Apolodoro de Damasco. Foi na época de Trajano que os arquitectos atingiram o clímax da sua carreira, com novas construções e renovações que foram realizadas com custos inferiores aos necessários, que na época de imperadores passados não conseguiram alcançar.

Iniciou a terceira perseguição contra os cristãos.

Durante a última fase do seu reinado dedicou-se apenas à guerra, deixando boa parte da administração civil em mãos de terceiros.

Marco Úlpio Nerva Trajano morreu provavelmente durante a sua viagem de volta a Roma, em Selinus, perto do Mar Negro, em 117. Esta sucessão deu-se através da adopção, na qual se acredita que Plotina, mulher de Trajano, tenha desempenhado um papel decisivo, visto que naquela época circulavam boatos: Plotina teria assinado um decreto de adopção depois da morte do marido.


Sem comentários:

Enviar um comentário