Previsão do Tempo

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A Batalha de Hastings colocou frente-a-frente Haroldo II de Inglaterra e Guilherme "o Conquistador" da Normandia.Ocorreu a 14 de Outubro de 1066.

A Batalha de Hastings colocou frente-a-frente Haroldo II de Inglaterra e Guilherme "o Conquistador" da Normandia. Esta foi uma das batalhas mais importantes da idade média. Ocorreu a 14 de Outubro de 1066.

Guilherme formou com os arqueiros na frente, depois uma linha de infantaria, seguindo-se a cavalaria com os bretões à esquerda, outros franceses à direita e o "Conquistador" ao centro. Os ingleses formaram em duas linhas, sendo a primeira o shield-wall e a segunda soldados de suporte.

The Carmen diz que os arqueiros abriram a batalha e que os besteiros apontaram directamente para a face dos ingleses, pois os escudos não eram eficientes contra esta arma. Ouvem-se trompetes, a batalha começa. De seguida ocorre uma carga da cavalaria com os cavaleiros empunhando espada ou lança, sob o braço ou sobre a cabeça. Os ingleses aguentam a carga e as suas lanças e machados, associados ao declive do terreno, tiveram os seus frutos, não se abriram brechas na formação inglesa.

Guilherme teve a confirmação de que a batalha seria difícil. A inclinação do terreno não permitia que os cavalos galopassem convenientemente, reduzindo assim o impacto da carga. Ao chegarem devagar juntos dos ingleses, disciplinados e bem armados, estes tinham vantagem na luta corpo a corpo, tendo oportunidade de usar os seus machados, e a tapeçaria de Bayeux descreve os golpes como implacáveis e letais.

A primeira vaga foi detida e a cavalaria normanda foi obrigada a retirar, levando os ingleses a avançar consideravelmente - alguns “homens das lanças” (spearman) normandos, que combatiam à distância, foram feridos. A primeira fase termina com triunfo dos ingleses e com os normandos a fugir.

Sem comentários:

Enviar um comentário