Previsão do Tempo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A 14 de Dezembro de 1503, nasceu Nostradamus, astrólogo e matemático francês

Nostradamus é o nome latinizado de Michel de Nostredame, médico e astrólogo que viveu na França do século XVI. Os detalhes da sua vida são obscuros e muito debatidos entre seus seguidores e críticos (este site (em inglês) alega que a maior parte da sua biografia reconhecida é puro mito).

Nostradamus (1503 - 1566)
Todos concordam que Nostradamus nasceu em 1503, dentro de uma família de comerciantes de grãos instruída e próspera. Aparentemente, ele aprendeu várias disciplinas acadêmicas ainda bem jovem, incluindo as tradicionais ciências, matemática, línguas (latim, grego e hebraico) e astrologia.
Nostradamus também recebeu uma educação religiosa ampla. A família por parte de pai era judaica, mas havia se convertido ao catolicismo romano. Não se sabe se isso aconteceu quando Nostradamus era jovem ou algum tempo antes de ele nascer. Dizem que essa herança o levou a estudar as escrituras judaicas, assim como os livros do Novo Testamento. Durante toda a sua vida, de acordo com a lenda, Nostradamus interessou-se tanto pelasprofecias do Apocalipse como pela Cabala (em inglês), um ramo místico do Judaísmo.
De acordo com muitas biografias, Nostradamus deixou sua casa em 1522 para estudar medicina em Montpellier. Após completar os estudos, trabalhou como professor por pouco tempo, antes de clinicar como médico no sul da França. Com o passar dos anos, ganhou reputação por causa do tratamento dado às vítimas da peste bubônica. Através do incentivo aos cuidados com a higiene e do desenvolvimento de remédios inovadores, foi capaz de curar alguns pacientes seriamente doentes. No entanto, perdeu seus filhos e a primeira esposa para esta doença, em 1538.
No final de 1540, Nostradamus se casou novamente e mudou-se para Salon, cidade francesa próxima à costa do Mediterrâneo. Durante a década seguinte, dedicou-se a formular profecias, principalmente a respeito de batalhas e desastres para os anos vindouros. Esses avisos de perigo deram-lhe grande notoriedade por toda a Europa.
Na próxima seção, veremos o importante trabalho de Nostradamus e seus métodos misteriosos para prever o futuro.
O maior trabalho de profecias de Nostradamus, intitulado "As Centúrias", foi publicado em partes durante vários anos. Consistia em 942 quadras de versos métricos decassílabos de quatro linhas, reunidos em grupos de cem. O título "As Centúrias" refere-se à estrutura de organização do trabalho e não a períodos de tempo. Aparentemente, esse título foi acrescentado após a época de Nostradamus. O original era simplesmente "As Profecias de Michel Nostradamus".
Nostradamus disse ser capaz de prever o futuro através de uma combinação de estudo astrológico e inspiração divina. Por muito tempo, estudou a suposta relação entre o movimento dos corpos celestes e os eventos da Terra. Ele alegava que um espírito angelical o ajudava a entender como essas forças se manifestariam. Nostradamus procurava por inspiração através de várias formas de meditação, geralmente concentrando-se em fogo ou em água, possivelmente sob a influência de alucinógenos leves, como a noz moscada. Ele alegou que meditando tarde da noite, veria e entenderia os acontecimentos do futuro próximo e distante.
Cada quadra, escrita predominantemente em francês, com algo em latim, grego e italiano, prevê um evento particular ou uma era. Esses relatos são inegavelmente confusos, pois estão repletos de metáforas esotéricas e anagramas. Eles incluem poucas datas ou referências geográficas específicas e não estão em ordem cronológica.
De acordo com o prefácio do trabalho, uma carta de Nostradamus ao seu filho César (nascido de seu segundo casamento), a intenção dos versos era intrigar. Nostradamus disse que estava com medo de ser perseguido e ter seu trabalho destruído se as autoridades entendessem completamente suas profecias. De acordo com ele, seriam melhor entendidas no futuro, por pessoas esclarecidas.
Hoje, muitos acreditam possuir esse esclarecimento. Dizem que, se alguém interpreta as quadras corretamente, fica claro que um número de profecias de Nostradamus já se tornou realidade. Na próxima seção, você descobrirá o que os críticos de Nostradamus acham dessas interpretações.
Durante anos, os seguidores de Nostradamus têm anotado centenas de exemplos em que "As Centúrias" descrevem eventos modernos. Um dos mais conhecidos é a suposta profecia de Nostradamus sobre o regime nazista de Adolf Hitler.

Muitos acreditam que Nostradamus previu a ascensão e queda de Hitler e Mussolini
Uma quadra famosa (Centúria II, Quadra XXIV) diz:
    Bestas ferozes com fome cruzarão os rios, A maior parte do campo de batalha será contra Hister. Para uma gaiola de ferro será o grande arrastado, Quando a criança da Alemanha não observa nada.
Os seguidores de Nostradamus alegam que o nome "Hister" é uma referência direta a Hitler. Outra quadra se refere a um líder cruel nascido na Europa Ocidental, de pais pobres (como era Hitler). Uma outra diz respeito ao conflito de Hister com a Ásia e com a África.
Os céticos atribuem a aparente exatidão destas quadras (e de outras) a dois grandes fatores: problemas com a tradução e simples coincidência.
Em geral, muitas das profecias de Nostradamus incluem termos franceses que não são claros para a maioria dos intérpretes modernos. Algumas palavras podem ser interpretadas de várias maneiras e podem ser mudadas facilmente para se encaixar em um evento atual. Na época de Nostradamus, por exemplo, "Hister" referia-se a uma região geográfica próxima ao rio Danúbio. Mais provavelmente, argumentam os céticos, Nostradamus estava se referindo a esta região, não a uma pessoa. De fato, Hitler nasceu próximo ao rio Danúbio. Por isso, muitos seguidores aceitam esta interpretação.
O argumento mais forte contra os poderes de Nostradamus é que seus aparentes "sucessos" são o resultado de acaso fortuito e interpretação criativa. Existem cerca de 942 quadras, a maioria contendo mais do que uma profecia e praticamente todas, com poucas exceções, descritas com termos vagos e obscuros. Durante o curso de centenas de anos, certamente é possível que alguns acontecimentos se alinhassem com algumas profecias, por simples coincidência.
De fato, Nostradamus pode ter escrito suas profecias com exatamente isto na cabeça. A maioria das quadras se refere a mortes, guerras ou desastres naturais, acontecimentos que com certeza irão ocorrer de novo e de novo no decorrer da História.
O estilo esotérico de Nostradamus também aumenta as chances de um sucesso. Sua escrita metafórica destaca relacionamentos comuns e conflitos, sem detalhes específicos. As pessoas, ou possivelmente as nações, são descritas como animais e grandes personalidades são referidas por seus atributos. A quadra citada, por exemplo, refere-se a "bestas ferozes com fome", "o grande" e "gaiola de ferro", todos termos gerais com elementos metafóricos. Essa linguagem imprecisa presta-se bem para a interpretação subjetiva. Quando o sentido exato não está claro, é fácil encaixar as experiências de alguém para se alcançar alguma espécie de entendimento.
Isso é muito parecido com os horóscopos modernos. Os horóscopos detalham coisas que um grande número de pessoas experimenta regularmente, tais como "conflitos no trabalho", "felicidade nos relacionamentos" ou "mudanças novas e emocionantes". Há chances de esses prognósticos acontecerem para você, pelo menos algumas vezes.
Na próxima seção, examinaremos a mais recente controvérsia envolvendo Nostradamus: a discussão sobre a possível profecia do ataque de 11 de setembro nos Estados Unidos.
Logo após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, o interesse por Nostradamus e suas profecias voltou.

Imagem cedida por Wayne Lorentz: Glass, Steel & Stone
De acordo com alguns seguidores, Nostradamus previu a cidade de Nova York e o ataque que destruiu as torres do World Trade Center. Em várias quadras, ele descreve "a cidade nova", muitas vezes sugerindo um ataque a ela. Também se refere a "montanhas ocas", o que muitos acreditam indicar os arranha-céus. 
Muito desse interesse foi abastecido por uma série de mensagens enviadas por e-mail. Uma mensagem anônima que circulou pelos Estados Unidos dizia que Nostradamus previra a destruição com alguns detalhes. A mensagem incluía esta quadra:
    Na Cidade de Deus haverá um grande trovão, Dois Irmãos serão destruídos pelo Caos, Enquanto a fortaleza resiste, o grande líder sucumbirá. A terceira grande guerra começará quando a cidade grande está queimando.
Aparentemente, os "dois irmãos" referem-se às torres gêmeas; a "fortaleza", ao Pentágono; o "grande líder", ao Presidente Bush; "a cidade grande", à Nova York. Na verdade, essa quadra não é trabalho de Nostradamus, mas sim uma completa invenção.
De acordo com Snopes.com (em inglês), um site de informação sobre lendas urbanas, as primeiras três linhas foram tiradas de um ensaio escrito há anos por Neil Marshall. Na época, ele era um estudante da Brock University no Canadá. Supostamente, Marshall incluiu as linhas ao ensaio para demonstrar como Nostradamus juntava imagens vagas e gerais, que poderiam servir para uma grande variedade de acontecimentos. Aparentemente, alguém pegou os versos, adicionou uma linha extra e distribuiu a quadra pela internet. Se essas linhas foram escritas há poucos anos, elas dão apoio à tese de que Nostradamus não tinha nenhum talento especial. Qualquer profecia vaga, mesmo para um descrente como Marshall, tem boa chance de ter ligação com os últimos acontecimentos, dizem os críticos de Nostradamus.
Seguiram-se várias outras mensagens por e-mail com quadras atribuídas a Nostradamus. Uma descrevia "pássaros de metal" chocando-se contra "duas estátuas altas", uma imagem que não aparece em nenhum lugar em "As Centúrias". Outras se referiam à "cidade de York", outra invenção que pretendia soar como Nostradamus. Uma mensagem muito difundida incluía estas linhas:
    No ano do novo século e nove meses, Do céu virá um grande rei do terror. O céu queimará a quarenta e cinco graus. O fogo se aproxima da grande cidade nova.
Essa quadra não é de Nostradamus, mas inclui alguns dos seus versos. Ela é uma adaptação de duas outras:
Centúria X, Quadra LXXII:
    O ano de 1999 sete meses Do céu virá o grande rei do terror. Para ressuscitar o grande reis dos mongóis Antes e depois Marte reina para boa sorte.
Centúria VI, Quadra XCVII:
    O céu queimará a quarenta e cinco graus, O fogo aproxima-se da grande cidade nova: Num instante uma enorme chama saltará e se espalhará, Quando alguém desejará exigir prova dos normandos.
Muitos seguidores de Nostradamus acreditam que ambas as quadras se referem ao ataque ao World Trade Center. Eles argumentam que as referências ao fogo e ao terror vindos do céu se encaixam ao ataque aéreo e que a cidade de Nova York está situada à latitude de 40º 5' N (relativamente próximo de "quarenta e cinco" graus). A data também não está muito distante. Adicionalmente, várias outras quadras se referem à figura de um anticristo chamado "Mabus", que supostamente iniciará uma guerra mundial. As letras em Mabus podem ser reagrupadas para se ler Usam B, levando alguns a acreditar que Nostradamus viu a chegada de Osama bin Laden (em inglês).
Os céticos ressaltam que os crentes estão dando muita atenção às peças que encaixam e ignorando o que não serve ("o grande rei dos mongóis", por exemplo). Adicionalmente, argumentam que "a grande cidade nova" é uma tradução distorcida das linhas de Nostradamus. No francês original, Nostradamus se referiu a "Villeneuve", que literalmente quer dizer "cidade nova", mas também é o nome de uma cidade nos arredores de Paris, próxima da latitude quarenta e cinco graus. Os críticos creditam a similaridade entre Mabus e Osama bin Laden à coincidência, notando que até recentemente muitos seguidores de Nostradamus diziam que Saddam Hussein era Mabus (Mabus soletrado de trás para frente é Subam).
Apesar dos argumentos dos críticos, Nostradamus está mais popular do que nunca. Imediatamente após o ataque de 11 de setembro, os livros de Nostradamus foram para o topo da lista de vendas da Amazon.com (em inglês) e desapareceram das prateleiras das livrarias dos Estados Unidos.
Para mais informações sobre Nostradamus, suas profecias, seus seguidores e seus críticos, confira os links na próxima página.

Sem comentários:

Enviar um comentário