Alves Redol
Nome: António Alves RedolNascimento: 29-12-1911, Vila franca de Xira
Morte: 29-11-1969, Lisboa
Escritor português, natural de Vila Franca de Xira, António Alves Redol nasceu a 29 de Dezembro de 1911 e faleceu 29 de Novembro de 1969. Figura central do Neo-Realismo português, foi autor de uma vasta obra ficcional, que inclui o teatro e o conto.
Filho de um pequeno comerciante ribatejano, obteve um curso comercial e, cedo, teve de se iniciar no mundo do trabalho. Ainda jovem, partiu para Angola à procura de melhores condições de trabalho, mas lá conheceu a pobreza e o desemprego. De regresso a Portugal, à capital, desenvolveu várias actividades profissionais e enveredou nos meandros da oposição ao Estado Novo ingressando no Partido Comunista. De início, tornou-se colaborador do jornal O Diabo, mas a sua veia literária acabaria por se manifestar em 1939. Empenhado na luta de resistência ao regime salazarista, compreendeu a literatura como forma de intervenção social e, nesse mesmo ano, surgiu o seu primeiro romance, Gaibéus, cujo assunto, relacionado com problemas sócio-económicos vividos pelos ceifeiros, fez desta obra o marco do aparecimento do Neo-Realismo.
A sua literatura não se caracteriza pela escrita de histórias ficcionadas, mas essencialmente pela abordagem da realidade social e de experiências vividas.
Ao longo de uma longa e coerente produção literária, Alves Redol trouxe para o romance personagens, temas e situações, ignorados pela literatura, postura que lhe valeu, simultaneamente, o êxito junto de um grande público e o ataque impiedoso da crítica, que apontava como deficiências de escrita a linguagem simples da sua prosa e o esquematismo das tramas romanescas. Acusações que pareciam corroboradas pela despretensão e modéstia literárias manifestadas pelo autor nas epígrafes das suas obras, como sucede em Gaibéus, precedido do aviso de que "Este romance não pretende ficar na literatura como obra de arte. Quer ser, antes de tudo, um documentário humano fixado no Ribatejo. Depois disso, será o que os outros entenderem". No prefácio a Barranco de Cegos(Lisboa, 1970), Mário Dionísio compara o destino da obra de Redol ao dos romances de Zola, que ao escolher temas malditos como o operariado e os conflitos sociais, recebeu durante anos a aversão dos críticos, até ser redescoberto em leituras inovadoras que revelaram a estrutura épica dos seus romances e a reformulação de mitos contemporâneos nessa prosa chocante, intensa, por momentos quase surrealista.
De entre a sua obra destacam-se Gaibéus (1939), Fanga (1943), a trilogia do Ciclo Port-Wine (1949-1953) e Barranco de Cegos(1962), porventura o seu romance mais conseguido. Escreveu também as peças de teatro Forja (1948) e O Destino Morreu de Repente (1967).
Bibliografia: Glória, 1938; Gaibéus, Lisboa, 1939; Nasci com Passaporte de Turista, 1940; Marés, Lisboa, 1941; Avieiros, 1942;Fanga, Lisboa, 1943; Porto Manso, Lisboa, 1946; Ciclo Port-Wine: Horizonte Cerrado, 1949, Os Homens e as Sombras, 1951; Vindima de Sangue, Lisboa, 1953; Olhos de Água, 1954; A Barca dos Sete Lemes, Lisboa, 1958; Uma Fenda na Muralha, Lisboa, 1959; O Cavalo Espantado, Lisboa, 1960; Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, 1962; Barranco de Cegos, Lisboa, 1962; Histórias Afluentes, Lisboa, 1963; O Muro Branco, Lisboa, 1966; A Vida Mágica da Sementinha, 1956; A Flor Vai Ver o Mar, 1968; A Flor Vai Passear Num Bote, 1968; Maria Emília, 1945; Forja, 1948; O Destino Morreu de Repente, 1967; Fronteira Fechada (inédita), 1972;Os Reinegros (66-67), ed. póst. 1974
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