Previsão do Tempo

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Fernando Marques Lopes, nasceu a 28 de Dezembro de 1935



Fernando Marques Lopes
(Maçãs de Dona Maria, 28 de Dezembro de 1935), cineasta português.

Passou a infância em Ourém, aos cuidados de uma tia, e veio para Lisboa aos dez anos, ao encontro da mãe. Pouco depois começou a trabalhar, como paquete, à medida que continuava os estudos, no Ensino Técnico. Desponta para a realização através do movimento cine-clubista (foi sócio do Cineclube Imagem, animado por José Ernesto de Sousa). Em 1957 ingressa no quadro técnico da Rádio e Televisão de Portugal, então inaugurada. Em 1959 torna-se bolseiro do Fundo do Cinema Nacional, o que o leva para a London Film School, em Inglaterra, obtendo um diploma em Realização de Cinema.

Regressado a Portugal, assina Belarmino (1964), uma média-metragem sobre a vida do pugilista Belarmino Fragoso, considerada obra-chave no movimento do Novo Cinema português, ao lado de Dom Roberto eOs Verdes Anos. (Ver: Cinema de Portugal, anos sessenta - wikipedia).

Em 1965 faz um estágio em Hollywood, onde permanece três meses. Ao regressar filma Uma Abelha na Chuva (1971) (baseado no romance homónimo de Carlos de Oliveira), que se tornaria, com Belarmino e, posteriormente, O Delfim (2002) (baseado no livro de José Cardoso Pires), as obras mais significativos da sua filmografia.

Fernando Lopes foi ainda co-fundador e director da RTP2, na década de 1980, e leccionou durante vários anos no Curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

98 Octanas (2006) e Os Sorrisos do Destino (2009) são os seus mais recentes filmes.

Sem comentários:

Enviar um comentário