Previsão do Tempo

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A 10 de Janeiro de 1920, entra em vigor o Tratado de Versalhes para solucionar os problemas surgidos na guerra 1914-1918



Tratado de Versalhes de 10 de Janeiro de 1919
foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte do seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colónias sobre o oceano e sobre o continente africano, e uma restrição ao tamanho do exército. A Alemanha também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado a 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações a 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.

As Condições

O tratado tinha criado a Liga das Nações, um dos objectivos do Presidente americano Woodrow Wilson. A Liga das Nações pretendia arbitrar disputas internacionais e por meio disso evitar futuras guerras. Só quatro dos Quatorze Pontos (consultar publicação anterior) de Wilson foram concretizados, já que Wilson era obrigado a negociar com Clemenceau, Lloyd George e Orlando alguns pontos para conseguir a aprovação para criação da Liga das Nações. A visão mais comum era que a França de Clemenceau era a mais vigorosa na luta por uma represália contra a Alemanha, já que grande parte da guerra tinha sido no solo francês.

Outras cláusulas incluíam a perda as Colónias alemãs e dos territórios que o país tinha anexado ou invadido num passado recente:
Alsácia e Lorena seriam devolvidas à França;
Sonderjutlândia seria devolvida a Dinamarca, através de referendo local;
As províncias de Posen e Prússia Ocidental são devolvidas à Polónia;
Hlučínsko, região da Alta Silésia para a Checoslováquia;
Parte leste da Alta Silésia para a Polónia;
As cidades alemãs de Eupen e Malmedy para a Bélgica;
A região de Soldau da Prússia Oriental à Polónia;
A província de Sarre para o comando da Liga das Nações por 15 anos;
A cidade de Danzig para a Liga das Nações por 15 anos.


Questão Militar

A perda francesa das regiões da Alsácia e Lorena após a derrota na Guerra franco-prussiana e a destruição e a pilhagem da França setentrional pelas forças alemãs que retiravam nos dias finais da guerra, em 1918, contribuíram para a posição firme da França, exigindo reparações e a devolução do território.

Com o tratado o exército Alemanha foi restrito a 100.000 soldados, não sendo permitido tanques ou artilharia pesada. Já a marinha foi restrita a15.000 marinheiros, com a proibição de submarinos enquanto a esquadra foi limitada a seis navios de guerra, seis cruzadores e 12 contratorpedeiros. Já a aviação alemã (Luftwaffe) foi proibida de funcionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário